Principios economia relacionados a engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como as pessoas tomam decisões.

A economia reflete o comportamento das pessoas que a compõe. Os quatro primeiros princípios da economia estão relacionados com as decisões individuais.


1. As pessoas enfrentam tradeoffs.
“Nada é de graça”. Para se conseguir algo é necessário tomar decisões. A tomada de decisão exige escolher algo em detrimento de outra opção.

Por exemplo:
Devoconstruir com matérias de melhor qualidade? Esses materiais são mais caros, porém podem me assegurar de problemas futuros. Pelo contrario, posso gastar menos com os materiais, mas não tenho garantia de que eles funcionarão bem futuramente.

Ou:
Poluição e alto nível de renda. Políticas ambientais custam caro e causam três efeitos: diminuição da margem de lucro do empreendedor, salários menores oupreços mais altos. Normalmente uma combinação dos três. Para proporcionar um meio ambiente menos poluído e com evidentes benefícios para a saúde é preciso encarar o custo de um menor padrão de renda para empresários, trabalhadores e clientes.



2. O custo de alguma coisa é aquilo que você desiste para obtê-la.

Ao começar uma construção, se é preciso unir a outras pessoas para conseguir ocapital necessário, está se abrindo mão da independência nas decisões e no comando geral da obra, porém os custos não dependem apenas de uma pessoa, e é possível começar o quanto antes a obra, do que esperar para adquirir o capital necessário sozinho.

O custo de oportunidade de um item é o que se abre mão ao escolhê-lo.











3. As pessoas racionais pensam na margem.


Porexemplo:
Quando estou construindo um prédio residencial, vale a pena investir em publicidade? Isso atrairá de fato mais possíveis compradores? Qual será o meu beneficio marginal? Qual será o meu custo marginal?

Em muitos casos as pessoas tomam melhores decisões quando pensam na margem. Um tomador de decisão executa uma ação se, e somente se, o benefício marginal da ação ultrapassa o custo marginal.4. As pessoas reagem a incentivos.

Se o preço da madeira sobe, os construtores que estavam acostumados a usá-la para fazer estruturas de cobertura e forros por exemplo, começarão a buscar materiais mais baratos, que possam substituir o seu uso. Ao mesmo tempo, a demanda pela madeira começa a diminuir, e o resultado é uma pressão para a diminuição do preço pela diminuição daprocura.

Muitas políticas afetam os benefícios e os custos para as pessoas, muitas vezes de maneira indireta. Ao analisarmos qualquer política, precisamos considerar não apenas seus efeitos diretos, mas também aos efeitos indiretos que operam por meios de incentivos.




Como as pessoas interagem.



5. O Comércio pode ser bom para todos.

O Comércio permite que as empresas se especializemem certas áreas, possibilitando então, que ninguém precise produzir por conta própria, tudo aquilo que é necessário para fabricar ou construir aquilo que deseja. Assim todas as empresas se beneficiam comerciando entre si, mesmo que estejam sempre concorrendo umas com as outras no mercado.
Sendo assim, uma construtora, para ter o concreto, não precisa encontrar a pedra para fazer a brita, buscarareia, etc. Basta comprar tudo pronto de uma outra empresa especializada. E investir mais na sua especialização, que é apenas construir.









6. Os Mercados são geralmente uma boa maneira de organizar a Atividade Econômica.

O principal mecanismo para organizar a atividade econômica é o preço. Quando é possível que o preço se altere, permite os ajustes automáticos do sistema. Porexemplo: Se inúmeras empresas podem fabricar os materiais de construção, o preço nunca sairá demasiadamente caro ou barato, graças à concorrência. Pois se uma empresa fabrica um cimento de certa qualidade, por um preço elevado, outra empresa pode fazer o mesmo cimento, por um preço mais barato, o preço real, o que estabiliza o preço.
Por outro lado se a brita utilizada para fazer concreto, por...
tracking img