Desenvolvimento economico cepal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças aindaestão fora da escola ,segundo o IBGE. O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda nãoconseguem ler ,20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita .Professores recebem menos que o piso salarial.Outro problema no Brasil é a saúde que há muito que não faz parte da agenda nem da sociedade e muito menos do governo. Só percebemos a presença do estado em caso de epidemias e catástrofes. O Brasilocupa uma posição epidemiológica intermediária onde as doenças crônicas e degenerativas estão crescendo de forma gradual.
Para melhorarmos a efetividade do SUS é necessária uma reorientação do nossomodelo de atenção para responder melhor as exigências do quadro epidemiológico.



Entretanto o Brasil vem sendo o centro de todo um crescimento na America Latina se tornando um potenciaaproveitando que os países da América Latina vivem um momento muito positivo em sua história de desacertos políticos e econômicos e conseguindo manter a estabilidade econômica, dispondo de uma variedade deprodutos agrícolas e de minérios com forte demanda no exterior e tendo um mercado interno em franco desenvolvimento pela emergência de uma vigorosa classe média. Segundo análise da Cepal, a AméricaLatina e o Caribe cresceram 6% em 2010, quase o dobro da média global. Em 2011 a América do Sul se manterá acima da média, com uma expansão projetada de 4,5%.


Em contra ponto Brasil investe-se poucoem pesquisa e desenvolvimento em comparação com outras potencias, este baixo nível de investimento em inovações explica a baixa taxa de crescimento e investimento que perduram a muito tempo e o alto...
tracking img