Desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula-tema 02: Projeto de Desenvolvimento para a América Latina

A CEPAL é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU). Foi criada para monitorar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região latino-americana, assessorar as ações encaminhadas para sua promoção e contribuir parareforçar as relações econômicas dos países da área, tanto entre si como com as demais nações do mundo.
Cabe ressaltar que a CEPAL é uma organização que reúne grandes nomes do pensamento desenvolvimentista latino-americano. Defendia que a industrialização era o principal caminho para superação do subdesenvolvimento dos países da América Latina. Um de seus economistas, o brasileiro Celso Furtado,coordenou ações da Cepal em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para elaboração de um estudo, que ficou conhecido como "Esboço de um programa de desenvolvimento para a economia brasileira no período de 1955 a 1960". Esse estudo serviu de base para elaboração do Plano de Metas, que, entretanto, não considerou como prioridade uma de suas principaisrecomendações: a reforma agrária.

A presença da CEPAL no Brasil teve início com um acordo de colaboração entre a CEPAL e o BNDES, em outubro de 1952, quando foi criado o Grupo Misto de Estudos CEPAL/BNDES, que se propunha a avaliar o ritmo de crescimento do país e traçar programas de desenvolvimento para um período de dez anos, bem como realizar cursos de capacitação técnica.
Em setembro de 1960 foiinstalado o Centro de Desenvolvimento Econômico CEPAL/BNDES no Rio de Janeiro, considerado a primeira representação formal da CEPAL no Brasil. Na segunda metade da década de 60 houve desvinculação do programa ao BNDES e, em 1968, foi instalado, ainda no Rio de Janeiro, o Escritório Regional CEPAL/ILPES no Brasil. O Escritório foi transferido para Brasília em 1978, a partir de um acordo entre a CEPAL, ogoverno brasileiro e o IPEA.

Desde então, o Escritório da CEPAL no Brasil tem mantido, além do acordo com o IPEA, acordos com diversos organismos da administração federal para cooperação técnica, analisando as transformações na economia brasileira, prestando assistência técnica, realizando pesquisas, treinamento de recursos humanos, organização de seminários, intercâmbio de técnicos, bem comoapoio a estados e municípios, entidades de classe e universidades. Além desses, outros acordos com agências de cooperação e governos de outros países têm possibilitado a realização de diversos projetos.
O Escritório divulga também os cursos oferecidos pelo Sistema CEPAL em sua sede no Chile, e em outros países; coordena a realização de cursos de capacitação técnica e treinamento oferecidos noBrasil pela CEPAL e dissemina informações sobre as atividades e publicações do Sistema CEPAL. O Escritório prepara regularmente o Boletim Estatístico da Economia Brasileira, editado em português, inglês e espanhol, com informações sistematizadas, que é enviado a um grande número de interessados, tanto no Brasil como no exterior. Atua, ainda, como ponto de venda e distribuição, em sua Biblioteca, dostrabalhos publicados pela Instituição.
• Principais temas de discussão da CEPAL no Brasil

Pesquisa e desenvolvimento (P&D) – Conclui-se de uma perspectiva histórica, de que, no Brasil, investe-se pouco em P&D, o aprendizado é “passivo”, as inovações são “defensivas”, o sistema de inovações fragmentado e “imaturo”.


• Saúde no Brasil: Algumas Questões Sobre o Sistema Único de Saúde(SUS)

Um ponto fundamental para aumentar a efetividade do Sistema Único de Saúde é a reorientação do modelo de atenção, para que possa melhor responder às novas exigências decorrentes do quadro epidemiológico, com predomínio das doenças crônicas não transmissíveis e à necessidade de garantir, de forma eficiente e oportuna, o princípio da integralidade da atenção.
O Brasil encontra-se...
tracking img