Desenvolvimento de tutorial para ensino de robótica com utilização do kit lego mindstorm nxt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO DE TUTORIAL PARA ENSINO DE ROBÓTICA COM UTILIZAÇÃO DO KIT LEGO MINDSTORM NXT

RESUMO

A INCLUSÃO DE RECURSOS ROBÓTICOS COMO FORMA DE AUXÍLIO NA EDUCAÇÃO É UM DOS AVANÇOS DECORRENTES NO BRASIL. PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO JÁ ULTRAPASSARAM ESSA FASE, VISTO QUE INICIALMENTE IMPLANTARAM A TECNOLOGIA COMO UM DOS FATORES PARA O CRESCIMENTO E OBTIVERAM ÊXITO NO CONHECIMENTOTECNOLÓGICO E ROBÓTICO, INFLUENCIANDO DIRETAMENTE SUAS ECONOMIAS, POIS NOS MESMOS, GRANDE CONTINGENTE DA POPULAÇÃO JÁ PODE CONTAR COM O ACESSO A RECURSOS COMO COMPUTADOR, INTERNET E PROGRAMAS EDUCATIVOS NA ESCOLA E ATÉ NA PRÓPRIA RESIDÊNCIA.

O Brasil tem procurado caminhos para prover aos cidadãos em fase escolar, melhores condições de competitividade no mundo globalizado. A concepção deanalfabeto, na atualidade, compreende também o analfabetismo tecnológico, que ocorre quando a pessoa não dispõe de meios acessíveis ou não domina os recursos em voga nessa Era Digital. Por isso, diferentes esferas de governo procuram meios de oportunizar acesso à internet e ao computador valendo-se da expansão e implantação de laboratórios nas escolas.

Entretanto, os materiais bibliográficosdisponíveis na área de robótica, na maioria das vezes não dispõem do idioma português, o que dificulta o progresso e o desenvolvimento tecnológico brasileiro, visto que, apenas uma minoria da população domina outros idiomas, no qual se destaca o inglês. Em decorrência disto tem-se desenvolvido este tutorial, cujo objetivo é o conhecimento prévio da robótica na língua portuguesa, de forma aproporcionar melhor desenvolvimento de projetos tecnológicos brasileiros, a nível técnico.

Tangente a isso, foram estudados materiais disponíveis em inglês e português, objetivando, sólido embasamento teórico do princípio do funcionamento de robótica, prosseguindo este estudo desenvolveu-se robôs prototípicos no software Lego Digital Designer, fez-se previamente a emulação de robôsprototípicos, os quais serão desenvolvidos a construção física, dispondo de sensores, tais como, ultrassônico, cor e toque.

A construção terá por objetivo, fazer uma descrição da montagem e do principio de funcionamento dos sensores e de todo o sistema do Mindstorm, para leigos. Em decorrência disso emulou-se no software 4 robôs, sendo 3 basicamente elementares, que utilizam individualmente apenas umtipo de sensor e um segundo disporá dos três tipos de sensores, realizando simultaneamente várias atividades, sendo consequentemente mais complexo, esses serão montados fisicamente para coleta da análise dos resultados.

Após a construção, passará à etapa final, que será de organização dos relatórios da descrição do robô, o qual seguirá para o tutorial. Com isso, obteremos um tutorial defácil compreensão, logo, terá como consequência um material objetivo e esclarecedor, de forma que não somente a contribuir com parcela da comunidade tecnológica que irá dispor do conhecimento, mas com toda a comunidade que anseia pelo conhecimento robótico poderá compreender.

Palavras-chave: tutorial, robótica, sensores.

INTRODUÇÃO

A ausência de materiais bibliográficos disponíveis naárea de robótica, especificamente para o kit lego mindstorm NXT é notável, principalmente quando se trata de bibliografias na língua portuguesa, são quase que inexistentes ou obsoletos. A versatilidade do kit lego o tornam singular e sempre atual, visto que o princípio de funcionalidade de seus sensores e sua mecânica são usados hoje em larga escala nas indústria e nos meios científicos, logo, étorna-se de fundamental importância para o ensino de técnicos, que irão trabalhar no ramo industrial, desenvolvendo assim sua capacidade criativa desde a construção mecânica com o kit, até a lógica de programação do mesmo. Entretanto, para melhor desempenho da criatividade necessita-se de conhecimentos prévios, o qual advém de bibliografias que abordem o assunto não de modo a deixar o estudante...
tracking img