Planta baixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO

Como ciência, o processo de esterilização possui menos de duzentos anos. Com a descoberta da bactéria e a busca da mortemicrobiana muito se evoluiu no campo microbiano e conseqüentemente no processo de esterilização.
Com o avanço tecnológico e a evolução do edifício hospitalar,especificadamente na CME - a partir das últimas décadas do século XX - surgiu a necessidade de um aprimoramento das técnicas e dos processos de limpeza, preparo, esterilização earmazenamento de materiais e roupas.
Como conseqüência, a CME torna-se centralizada, com a supervisão de um enfermeiro e passa a ser definida como uma unidade de apoiotécnico a todas as unidades assistenciais, responsável pelo processamento dos materiais, como instrumental e roupas cirúrgicas e a esterilização dos mesmos.
O quadro depessoal de uma CME deve ser composto por enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e auxiliares administrativos. Com o propósito de evitar aocorrência de infecção hospitalar, os pisos e paredes devem ser laváveis, resistentes, de cor clara, de fácil limpeza, lisos e sem nada que possam favorecer o acúmulo desujidades. Tetos e portas devem ser de superfície lisa, clara, lavável, sem juntas, cantos e saliências dispensáveis, sendo que as portas ainda devem dispor de visores.
NaSala de Lavagem e Descontaminação, as bancadas devem ter cubas fundas para evitar respingos no trabalhador, torneiras com disponibilidade de água quente e fria,adaptações para possibilitar a limpeza de tubulações e artigos com lumens e balcões em aço inoxidável, onde os materiais serão depositados para posterior secagem e separação.
tracking img