Desenvolvimento de Rodas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI – Cimatec
Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Automotivos









Luiz Antônio
Rosalvo Neto






Desenvolvimento de Produtos Automotivos
Roda de liga leves para automóveisSalvador – Ba
Dezembro 2013

Luiz Antônio
Rosalvo Neto







Desenvolvimento de Produtos Automotivos
Roda de liga leves para automóveis

























Salvador – Ba
Dezembro 2013
AAW – Advance Alloy Wheels
Introdução
A Advanced Allow Wheels é uma empresa voltada para a satisfação do consumidor que busca personalizar seu veículocom as tendências mundiais em design e tecnologia, mas que não está disposto a investir os valores cobrados pelas rodas fabricadas fora do Brasil.
A linha de produtos da AAW inicialmente será composta por rodas produzidas em liga de alumínio, nos tamanhos mais procurados pelos consumidores que valorizam a personalização e que não são encontradas com facilidade no portfólio das empresas comprodução no território nacional.
A AAW usará processos de fabricação conhecidos no mercado para baratear os custos e manter a qualidade dos produtos produzidos.
Como empresa jovem e focada em resultados, usará neste projeto os conceitos mais modernos abordados pelas teorias da administração de empresas.
Processo de desenvolvimento de produtos (PDP)
De uma maneira abrangente, desenvolver produtoconsiste no conjunto de atividades por meio das quais busca-se, a partir das necessidades do mercado e das possibilidades e restrições tecnológicas, e considerando as estratégias competitivas e de produto da empresa, se chegar às especificações de projeto de um produto e de seu processo de produção, -para que a manufatura seja capaz de produzi-lo, e acompanhar o produto após o lançamento para serealizar as eventuais mudanças necessárias nessas especificações, planejar a descontinuidade do produto no mercado e incorporar, no processo de desenvolvimento, as lições aprendidas ao longo do ciclo de vida do produto.
O desenvolvimento de produto é considerado um processo de negócio cada vez mais crítico para a competitividade das empresas, principalmente com a crescente internacionalização dosmercados, aumento da diversidade e variedade de produtos e redução do ciclo de vida dos produtos no mercado.
Novos produtos são demandados e desenvolvidos para atenderem a segmentos específicos de mercado, incorporarem tecnologias diversas, se integrarem a outros produtos e usos e se adequarem a novos padrões e restrições legais. Ou seja, é por meio desse processo que a empresa pode criar novosprodutos mais competitivos e em menos tempo para atender à constante evolução do mercado, da tecnologia e dos requisitos do ambiente institucional (principalmente quanto à saúde, meio ambiente e segurança).

Os clientes estão cada vez mais exigentes, informados e com maiores possibilidades de escolhas, e as empresas competidoras globais lançam frequentemente novos produtos que buscam atendercontinuadamente às mudanças nas necessidades dos clientes, de forma melhor e com maior número de funcionalidades, tornando-os mais atrativos e criando no o cliente o deseje substituir o produto(modelo) anterior.
Esse ambiente competitivo impõe ao processo de desenvolvimento de produto a necessidade de estar apto, em habilidades e competências, para atuar com dinamismo e flexibilidade em um grau atéentão não experimentado pelas empresas.
Entender o que o consumidor deseja é fundamental para o sucesso de empresas como a AAW. A diferença entre ter um bom produto ou um péssimo produto é fornecer o que o consumidor procura, antes mesmo dele saber que precisa ter aquele produto.
O processo de desenvolvimento de produto (PDP) situa-se na interface entre a empresa e o mercado, cabendo a ele...
tracking img