A indissociabilidade entre o cuida e o educar, a importância do planejamento pedagógico, a importância do ambiente alfabetizador, o desenvolvimento da oralidade através da roda de conversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Vários estudos comprovaram que o desenvolvimento infantil é um processo que depende das experiências anteriores das crianças, do ambiente em que vive e de suas relação com esse ambiente. O desenvolvimento infantil envolve uma série de comandos e atitudes que devem ser tomadas pelo educador, o mesmo deverá ter conhecimento e embasamento suficiente pra a elaboração do seu trabalho, éimportante a compreensão a cerca do cuidar e do educar de acordo com os referenciais curriculares nacionais, o planejamento monitorado, refletido e pesquisado, proporciona ao educador uma maior facilidade no exercer de sua prática educativa, pois o planejamento que é o norteador da atividade proposta em sala de aula quando bem pensado e manipulado proporciona ao docente uma maior contemplação deseu trabalho. Para a promoção do conhecimento é importante o ambiente alfabetizador bem como o método a ser utilizado. Como facilitador do desenvolvimento oral, cognitivos e de fácil socialização a roda de conversa possibilita o educador a pesquisa e observação do educando, é através da roda que se pode perceber e avaliar o individuo pesquisado e observado. O lúdico que está presente na educaçãoinfantil e também em séries avançadas é de extrema importância para o educando pois dar-lhe margem e base para o seu melhor desenvolvimento cognitivo, vocacional, habilidoso entre outros.

A compreensão a indissociabilidade entre o cuidar e o educar implica em refletir como educar e cuidar na educação infantil pode auxiliar no desenvolvimento das capacidades de conhecimento da criança comrelação a si e ao mundo.
De acordo com a lei de Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil ( Resolução CNE/CEB Nº 1 , de 07/04/1999) o educar e o cuidar devem caminhar juntos, considerando de forma democrática as diferenças individuais e, ao mesmo tempo, a natureza complexa da criança. Nesse sentido, o RCNEI (2001). A uma orientação de que o ato de educar tem como significado o ato de propiciarsituações de cuidados e brincadeiras organizadas em função das características infantis, de forma a propiciar e o favorecimento e o desenvolvimento da aprendizagem.
Forest & Weiss (2003) entende que as instituições de Educação Infantil devem incorporar, de maneira integrada, funções do educar e cuidar com qualidade oriunda do estudo da dedicação, tendo cooperação e cumplicidade de todosos indivíduos que estão envolvidos, a busca do continua entendimento e do valor que cada criança sente e pensa; o que sabe sobre si e sobre o mundo. Essa função das concepções das interações e ações sociais e pedagógicas, que ocorrem em todos os ambientes da escolares . O educar remete cuidado, auxilio e desenvolvimento das capacidades cognitivas infantis, bem como as potencialidadesafetivas, emocionais, sociais,corporais, estéticas e éticas.
O planejamento pedagógico é atividade que o professor pensa e organiza, em que ele vai executar durante a aula, para que tenha em mente o que tudo o que acontecerá no decorrer do dia. Portanto o planejamento é a forma do professor organizar sua ação, um pensamente, uma intencionalidade, é o traçar do caminho, para atingir o objetivo proposto.Segundo Vasconcellos ( 2000, p.35) diz que “ Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: O real ser comandado pelo ideal” .
Já Libâneo ( 1993, p. 221) nos diz que “ O planejamento é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termo da sua organização e coordenaçãoem faze de objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”.
Podemos então compreender que a necessidade que o docente revise as atividades eu planeja e realiza, tendo uma reflexão adequada com relação ao interesse e a necessidade do educando. Vasconcellos ( 2000, p. 80) ainda diz que: “ O planejamento é o processo continuo e dinâmico de reflexão, de...
tracking img