Desenvolvimento de produtos na manufatura integrada por computador (cim)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento de Produtos
na Manufatura Integrada por Computador (CIM)

Prof. Henrique Rozenfeld,
NUMA - Núcleo de Manufatura Avançada
USP São Carlos

1. Introdução
Para garantir sua sobrevivência perante um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, as empresas de manufatura têm recorrido a um sem número de "novas" abordagens, tecnologias, filosofias, etc... Muitas vezes essesmodismos trazem realmente resultados significativos. No entanto, a quantidade de mudanças esgota a capacidade dessas empresas em discernir qual o caminho a seguir (figura 1).

[pic]
Figura 1: Dificuldades para decisão

A Manufatura Integrada por Computador (CIM) também teve seu tempo de glória, mas foi ultrapassada por novas abordagens, tais como Qualidade Total, Reengenharia e outras.Logicamente sabe-se que essas novas abordagens podem ser encaradas como complementares à Manufatura Integrada por Computador. Porém alguns consultores, aproveitando-se de clientes acossados pela concorrência global, sempre lançam novas siglas oferecendo um "novo produto", como a salvação para os problemas e desafios enfrentados pelas empresas de manufatura.
Não se está afirmando que todas essas novasabordagens são enganosas com o único intuito de se vender consultoria. Elas possuem conceitos valiosos, que sem dúvida podem alavancar os negócios de manufatura. Além disso, as pessoas dentro das empresas de manufatura ficaram fossilizadas, principalmente no Brasil, pois não tinham com quem competir. Neste contexto, elas necessitam de consultores atualizados, muitas vezes contribuindo com o óbvio,pois "santo de casa não faz milagres".
O mercado consumidor passou a exigir um tratamento individualizado, fazendo com que as empresas, entre outras medidas, diminuíssem o ciclo de desenvolvimento de novos produtos, para poder fornecer sempre novos produtos.
É conhecido que o grau de incerteza no início do desenvolvimento de um poduto é bem elevado, diminuindo com o tempo, mas é justamente noinício que se seleciona a maior quantidade de soluções construtivas. As escolhas de alternativas ocorridas no início do ciclo de desenvolvimento são responsáveis por 85% do custo do produto final [EVE89]. O custo de modificação aumenta ao longo do ciclo de desenvolvimento, pois a cada mudança, um número maior de decisões já tomadas podem ser invalidadas. Além disso, o processo de desenvolvimentoseqüencial faz com que o número de alterações ocorra muito tardiamente (figura 2).

[pic]
Figura 2: Características do desenvolvimento de produtos

Para eliminar esses problemas, muitas empresas adotaram a filosofia de Engenharia Simultânea. Teoricamente a Engenharia Simultânea procura, através de suas técnicas, métodos, ferramentas, etc., diminuir esse grau de incerteza no início do ciclo dedesenvolvimento. No entanto, algumas empresas deram ênfase somente aos aspectos organizacionais da Engenharia Simultânea, colocando pessoas que antes se encontravam em departamentos distintos em um único departamento. Outras investiram em sistemas CAE/CAD/CAPP integrados através do compartilhamento de um modelo de produto único. Os resultados dessas iniciativas isoladas nem sempre atenderam àsexpectativas desejadas, pois faltava uma análise mais abrangente das condições necessárias à implantação da Engenharia Simultânea.
Neste artigo procura-se mostrar primeiramente que a sigla CIM ainda é atual, se for lida com uma outra ênfase do que na sua versão original. Esta ênfase estaria no significado amplo do termo Integração. Essa nova leitura pode trazer no seu bojo a conotação de uma nova sigla.No entanto, isso fica a cargo do leitor que pode adotar a moda que achar mais conveniente. O objetivo é discutir conceitos comuns a várias abordagens de melhoria das empresas de manufatura, a fim de apresentar uma reflexão sobre a importância da Integração hoje e no futuro.
Define-se então dentro deste contexto o termo Engenharia Simultânea utilizando-se os conceitos apresentados. O papel da...
tracking img