ÁREAS DE ATUAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA MANUFATURA INTEGRADA POR COMPUTADOR

2048 palavras 9 páginas
ÁREAS DE ATUAÇÃO E IMPORTÂNCIA
DA MANUFATURA INTEGRADA POR COMPUTADOR

Pedro Arthur Silva Araújo
(Universidade Federal Rural do Semi-árido) partu-nf@hotmail.com As empresas têm buscado sempre uma maior geração lucro, uma maior produtividade e uma maior eficiência em seus processos. Com isso é preciso investir em sistemas que melhore e adapte todo o processo, a Manufatura
Integrada Por Computador (CIM), é a designação utilizada para descrever a completa automatização da fábrica, melhorando o processo, ele envolve uma total comunicação entre todos os elementos intervenientes e uma integração completa num processo em que o elemento principal é a informação. Dentro de uma empresa com o CIM é possível ter um maior controle de todo o processo, e uma grande integração e interligação. Esse trabalho tem como um objetivo mostrar as vantagens e desvantagens da automação, com suas diversas áreas de aplicações, e a eficiência do CIM.

Palavra-chave: CIM; automação; informação.

1. INTRODUÇÃO
A evolução da produção tem se apoiado em novas tecnologias, automação e em sistemas de informação. A aplicação destas novas tecnologias é determinante no desempenho das empresas, ajudando no desenvolvimento de novos produtos e aumento da produtividade, resultando em um melhor desempenho operacional das organizações.
A

expressão

'produção

automatizada'

(do

inglês

automated

manufacturing) refere-se a uma unidade de produção com um elevado grau de automatização. Em diversa literatura são utilizadas outras expressões que descrevem conceitos similares: o já falado FMS (Flexible Manufacturing
Systems), o CIM (Computer Integrated Manufacturing), ou mesmo FOF
(Factory Of the Future).
O conceito de CIM é, no entanto um conceito mais abrangente, já que tipicamente envolve não só os aspectos relacionados com as atividades de produção (fabrico), mas também as questões de marketing, vendas, gestão de stocks, finanças, pessoal, etc.
O

CIM é a

Relacionados