Desenvolvimento da linguadem na infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DE CACOAL – UNESC
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS
CURSO DE LETRAS

DENISE DA SILVA LUCINDO

DESENVOLVIMENTO DA LINGUADEM NA INFANCIA


CACOAL - RO
2011

DENISE DA SILVA LUCINDO

DESENVOLVIMENTO DA LINGUADEM NA INFANCIA

Projeto de pesquisa apresentado a UNESC - Faculdades Integradas de Cacoal, na Disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Humano,no Curso de Letras, quarto período tendo como intenção aperfeiçoar nosso conhecimento e aquisição de nota.
Sob a orientação do professor Ricardo Botta.

CACOAL – RO
2011
INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo, apresentar o Desenvolvimento da Linguagem infantil em um processo de caráter de pesquisa de Internet. Assim sendo, muito antes de começar a falar, a criança estáhabilitada a usar o olhar, a expressão facial e o gesto para comunicar-se com os outros. Tem também capacidade de precocemente captar os sons da fala. A aprendizagem do código linguístico se baseia no conhecimento adquirido em relação a objetos, ações, locais, propriedades, etc. Resulta da interação complexa entre as capacidades biológicas inatas e a estimulação ambiental e evolui de acordo com aprogressão do desenvolvimento neuropsicomotor.
Nota-se que a criança no seu desenvolvimento pode adquirir problemas na sua fala no decorrer da sua vida. No entanto a criança ao nascer não entende o que os adultos falam, mas conseguem através da observação o primeiro contato com o mundo, ou seja, o mundo dos sinais. Assim, as crianças no seu primeiro contato com o mundo começa a observar o barulho emsua volta, logo, as conseqüências, são as irritações, estresses, que o novo ser capita no seu novo ambiente, tornando-o desagradável e desconfortável, pois, até então, conhecia apenas o barulho do coração da sua mãe bater.

Palavras-Chaves: Estimulação ambiental, Desenvolvimento neuropsicomotor, Linguagem, Aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL

De acordo com os dadospesquisados, nota-se que antes mesmo da criança nascer, ainda dentro da barriga da mãe já é capaz de corresponder a sons e sensações sentidos pela mãe. Sendo assim, ao nascer à criança se comunica através do choro, do olhar de gestos e de sorrisos, pois, é capaz de sorrir quando a mãe ou outra pessoa sorri para ela, portanto, à mãe deve estar sempre atenta à esses comportamentos, correspondendo àsnecessidades adequadas quanto ao gesto do bebê. Desta forma à criança aprende a se comunicar antes mesmo de aprender a falar, adquirindo valores e regras dentro à sua cultura.  À medida que a criança se desenvolve, seu sistema sensorial incluindo a visão e audição se torna mais refinado e ela alcança um nível lingüístico e cognitivo mais elevado, enquanto seu campo de socialização se estende,principalmente quando ela entra para a escola e tem maior oportunidade de interação. Segundo Cupello (2003), as fases do desenvolvimento da linguagem da criança iniciam no choro ao nascer, quando pela primeira vez o oxigênio entra nos pulmões do recém-nascido, e expansão dos pulmões lhe traz uma sensação desagradável e o bebê chora, são os gritos reflexos do nascimento. Estes gritos são os primeiros sonsemitidos pelo recém-nato. A criança aos dois meses de idade já tem capacidade de reconhecer a voz da mãe, aos seis já começa a se comunicar com balbucios, e mais adiante tem mais variedade de vocalização, até um ano e dois meses já são ditas as primeiras palavras, criança com um ano e seis meses fala cerca de 10 a 20 palavras, dois anos e seis meses usam sentenças simples, três anos faz uso desentenças completas e se faz compreender, quatro anos produz fonemas e aos sete anos, produz uma aquisição completa na sua fala. Para a criança ter um bom desenvolvimento na sua fala, é preciso ter um ambiente tranqüilo, ouvir conversas sadias que vão servir de exemplos para se fundamentar no seu processo de desenvolvimento da fala. Pois, a criança enquanto no processo de aprendizagem imita tudo o que...
tracking img