Bulliyng

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução..................................................................................04

Desenvolvimento

Origem da palavra Bullying, conceito e participantes..................05

Tipos de Bullying e seus locais de incidência..............................05

O início dos estudos sobre Bullying e suas consequências........07

A importância da família no combate aoBullying........................08

As leis que coíbem o Bullying......................................................09

Como inibir o Bullying..................................................................10

Considerações Finais............................................................... 11Notas...........................................................................................13

Referências Bibliográficas........................................................14

Anexos........................................................................................15

Introdução

Esse trabalho é resultado de uma pesquisa realizada sobre o tema: Bullying. O grupo iniciou uma pesquisa qualitativa com base na leitura de livros especializados no assunto. Participamostambém de um Seminário na Emerj (Escola de Magistratura do RJ) que abordava o Bullying Escolar, que muito nos ajudou no entendimento deste conceito. Alguns sites relacionados à Educação contribuíram igualmente para este processo de pesquisa, identificando o Bullying no âmbito escolar, que é sua forma de atuação mais comum. “Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais oufísicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas.” (1)

Esse universo do Bullying tão em voga na mídia é um fenômeno antigo, porém se tornou motivo de preocupação no Brasil a partir do ano 2000. Segundo Fante (2005), o assunto ganhou repercussão por conta de dois casos específicos que ocorreram em duas escolas em Taiúva (SP) e Remanso (BA), ambos os casosterminaram com mortes e um deles com o suicídio do agressor, que teria sido vítima do bullying anteriormente.
A partir destes casos graves, o assunto começou a ganhar espaço em estudos desenvolvidos por pedagogos e psicólogos que lidam com Educação.
Segundo Calhau (2010), o bullying não pode ser visto como brincadeiras próprias da infância, pois são casos de violência. Essas agressões morais ouaté físicas podem causar danos psicológicos para o indivíduo facilitando posteriormente a entrada do mesmo no mundo do crime. O bullying estimula a delinquência e induz a outras formas de violência explícita.
A seguir no desenvolvimento do trabalho vamos apresentar a origem da palavra bullying, o conceito, as conseqüências e as possíveis soluções para evitar o bullying, almejando assim dar anossa contribuição para o esclarecimento do assunto, baseado em nossa análise crítica.

A Origem da palavra Bullying, conceito e participantes.
A origem da palavra Bullying é inglesa (bully=valentão). O Bullying se caracteriza por todas as atividades agressivas e intencionais que ocorrem sem motivação evidente, causando intimidação e constrangimento da vítima. São ações como insultar, bater,chutar, tiranizar, oprimir, maltratar, zoar, destruindo a estrutura psíquica de outra pessoa.(2) O Bullying pode ser ainda conhecido com outros nomes, tais como: assédio moral, mobbing (Noruega e Dinamarca), mobbning (Suécia e Finlândia), harassment (EUA), acoso (Espanha), entre outras denominações (Calhau,2010). Apresenta-se sobre diversas formas como a verbal, física, material, sexual ou virtual.Geralmente o agressor atua em grupos, que criam uma coesão entre si e passam a excluir e isolar alguém, na maioria dos casos esses agressores isolados perdem a força.
Segundo Fante (2005), os participantes do bullying se dividem em quatro pequenos grupos: agressores, vítimas, espectadores passivos e vítimas-agressoras. O agressor é aquele que vitimiza os mais fracos, geralmente é membro de...
tracking img