Filosoia seu exercicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA, EXERCICIO DO FILOSOFAR E PRÁTICA EDUCATIVA Cipriano Carlos Luckesi' Neste texto, pretendemos discutir contribuições da prática do filosofar para a prática educativa. Para tanto, vamos iniciar nossa discussão estabelecendo um conceito de filosofia tendo como base o exercício do filosofar e seus fundamentos; em segundo lugar discutiremos algumas indicações do método do filosofar, desdeque está nos interessando fazer indicações que possibilitem ao leitor exercitar a sua própria prática de filosofar; por último, chegaremos à exploração de alguns aspectos da filosofia e do filosofar para a prática educativa, tema propriamente deste texto. Vamos, pois, tentar introduzir-nos na compreensão do que vem a ser filosofia, levando-se em conta, de um lado, o objeto do seu entendimento e, deoutro, o seu significado para a existência humana e, no caso, para a prática educativa, na medida em que está na raiz de todas as condutas humanas, desde que estas se direcionam a partir dela. Ou seja, vamos analisar a filosofia como uma forma de conhecer e de conhecimento que aborda, discute e reflete a prática humana cotidiana, nas suas diversas dimensões (existencial, política, social,educativa,...), dando-lhes uma direção. Importância da Filosofia Um primeiro ponto básico a ser discutido, ao iniciarmos uma abordagem da filosofia, é sabermos de sua importância, isto é, torna-se necessário discutir se a filosofia faz algum sentido, seja para a vida individual seja para a vida social.
Professor de Filosofia da Educação do Mestrado em Educação da Universidade Federal da Bahia

Quandonos dedicamos a refletir sobre os diversos âmbitos do conhecimento humano, consideramos que todos eles são importantes: a física, a química, a biologia, a economia, a história... São áreas do conhecimento que já se tornaram consagradas e, no geral, não existem mais dúvidas sobre o seu efetivo valor para a vida individual e social. Ninguém mais questiona a sua validade e a sua importância. Paraestarmos cientes dessa atitude das pessoas, basta observarmos que as conseqüências tecnológicas das ciências estão visíveis no dia-adia, especialmente das denominadas ciências exatas e biológicas. As ciências estão aí, dando suporte ao entendimento e ao desenvolvimento do moderno progresso humano. Devido a essa manifestação diuturna, não ocorrem dúvidas sobre a importância dessas áreas deconhecimento. Elas se traduzem em efeitos tecnológicos absolutamente observáveis e convincentes. A filosofia, possui ela importância social semelhante? É visível o valor que se dá a essa prática do pensamento? No que se refere à filosofia, a honorabilidade e seu possivel acatamento não aparecem de imediato e de forma materialmente evidente. Ela não produz resultados tecnológicos e, por isso, não se tornavisivel de forma observável. Os efeitos da filosofia se dão no espírito e na cultura de um povo ou de um indivíduo; daí não ser facilmente reconhecível. Sobre as considerações que a sociedade e as pessoas têm para com a filosofia, é possível detectar pelo menos cinco atitudes, sendo que as quatro primeiras são negativas e a última positiva. Em primeiro lugar, temos aqueles indivíduos e aqueles gruposhumanos que consideram a filosofia como alguma coisa inútil e que é produto de mentes diletantes e, deste modo, sem nenhum comprometimento com a existência diária das pessoas.

Em Aberto Brasilia ano 9 n 45 jan mar 1910

Esse julgamento do significado da filosofia é manifesto de diversas maneiras. Existem aqueles que dizem que a filosofia constrói castelos de idéias e conceitos que servemsomente para preencher o tempo dos que a ela se dedicam. Chegam mesmo a considerar como "malucos", "lunáticos". "os-fora-da-realidade" aqueles que se dedicam ao filosofar. É dentro desta perspectiva que se pode entender a frase popular, corriqueiramente dita no cotidiano das conversas: "aquele sujeito ali é um filósofo..." Com isso usualmente se quer indicar alguém que se apresenta (seja nas...
tracking img