Desenvolvimento da china

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tiago Henrique Santos Brito
RA 4200060385 – Curso de Administração de empresas – 5º Sem.
Faculdade Anhanguera Dourados – MS
Desenvolvimento econômico

Desenvolvimento econômico da china – Aulatema 03

A china é hoje a segunda maior potencia econômica do mundo, atrás somente dos EUA. Esse país atrai profundamente grandes investidores internacionais, por conta das vantagens de negócios paraatuação no país, com a ampla mão de obra presente nesta nação e seu custo bem inferior correlação aos demais países. Porem há também fatores que dificultam a efetividades de tais negócios, como aalta corrupção que é encontrada nos negócios locais, que um dos maiores motivos de descontentamento da população da china. Outro fator também que dificulta o a viabilidade dos negócios na china são osdados referentes a alta taxa de envelhecimento da população, que o governo chinês adota controles de natalidade no pais.
Em relação à competitividade da china com outros países, o que se deve mencionare destacar são recentes reformas trabalhistas que a China foi sujeita, gerando como consequência aumentos de salários e mais gastos com funcionários de indústrias. Com a criação de leis de amparo aotrabalhador chinês, as indústrias/empresas do país teve um aumento considerativo dos custos com produção, causando certa preocupação com investidores de capitais do exterior. A concorrência da chinaestá inteiramente voltada à mão de obra, em que já se tem a hipótese de transferências de multinacionais que atuam na china para outros países com mão de obra mais barata, como Vietnã, Malásia, Índiaentre outros.
Apesar dos riscos aparentes sobre os negócios na china, há levantamentos de dados por consultorias mundiais sobre analise de viabilidade e de desenvolvimentos de negócios futuros, de quea china nos próximos anos passara a ser a maior potencia econômica do mundo, ultrapassando os EUA. Os pontos fortes apontados nestes levantamentos são a forma de como o governo chinês trata a...
tracking img