Clube da luta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao assistir Clube da Luta fiquei fascinado com as inúmeras idéias e questionamentos que o filme oferece. A primeira e, acredito, questão fundamental é a crítica social. A rotina maçante, a falta desentido e de sentimentos que caracterizam a sociedade consumista foram os aspectos que guiaram o desenrolar da trama e que corroboram para tantos absurdos que presenciamos hoje em dia.

A insônia dopersonagem principal, Jack[1] (Edward Norton), refletia sua angústia existencial e fez com que um médico lhe indicasse a visita de grupos de apoio que conviviam, segundo ele, com sofrimentos muitomaiores. Jack, então, passou a freqüentar grupos que compartilhavam dos mais variados problemas: quanto mais terminal a doença melhor – tornou-se dependente. No final das sessões ocorriam trocas deabraços calorosas e os participantes podiam chorar sem constrangimento.

Em tais encontros Jack podia se conectar com sua tristeza e com as outras pessoas sem julgamen
tos. Este contato com o a dor ofazia sentir-se melhor e mais. A necessidade de ele, um trabalhador “médio”, vivenciar alguma humanidade o transformou num “freqüentador impostor”, já que não possuía nenhuma das doenças.

Mas aindahavia a outra sensação que não tinha sido desvelada: a raiva. E a agressividade reprimida surgiu de uma maneira mais doentia. Jack construiu uma dupla personalidade; um eu que ele desconhecia, umalter ego, que de tão sufocado, surgiu à sua realidade. Pode-se dizer que ele tinha três tempos: o da sua rotina normal, como Jack; os momentos em que se relacionava com seu lado B, Tyler Durden (BradPitt); e o terceiro, desconectado da sua consciência, em que encarnava totalmente Tyler. Ele dormia, sem saber, 3 horas ao dia - a insônia continuava. Tyler trouxe à tona o lado animal, revoltado,sexual, poderoso, agressivo e conquistou totalmente Jack.

Tyler criou o Clube da Luta, um clube underground no qual homens se encontram para brigar: bater e apanhar. Os princípios de Tyler primavam...
tracking img