Analise visual e tactil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CIV 332 – MECÂNICA DOS SOLOS I









- Classificação Visual e Táctil dos Solos –









Autor: Matheus Vasques Dardengo


Introdução:

Para classificar o solo deuma determinada amostra pode-se fazer vários tipos de análises, desde as mais precisas até as mais simples (como veremos aqui), porém ainda assim são de grande valia.
Basicamente, os solos podem serclassificados granulometricamente em:
 Argila: partículas de solo com diâmetros menores de 0,002 mm.
 Silte: partículas de solo com diâmetros maiores que o da argila(0,002 mm) e menores que 0,06mm.
 Areia: partículas de solo com diâmetros maiores que 0,06 mm e menores que 2 mm.
 Pedregulho: partículas de solo com diâmetro acima de 2 mm.

Dificilmente, o solo será inteiramenteformado por um só tipo de partículas, como areia, argila ou outro qualquer, podendo até mesmo ter pedregulhos e argilas num mesmo tipo de solo. Sendo assim, para melhor classificação, utilizaremos de duasclassificações sendo uma primária e outra secundária. Exemplo: Solo silte-arenoso – Formado primariamente por silte com nível menor mas considerável de areia, e assim por diante.
Na prática, pelasanálises apenas visuais e tácteis, é obviamente impossível determinar tais solos tão precisamente. Entretanto, uma boa experiência no reconhecimento de solos e através de determinados testes que serãovistos mais a frente poderemos caracterizá-los e classificá-los com bom nível de acerto.




Objetivos:

Através de métodos simples e de fácil aplicação, caracterizar e classificar, combaixa margem de erro, a amostra de solo analisada. Também passar uma experiência ainda que básica de manejo com solo para iniciantes nesta atividade.



Materiais e Métodos:

Para análisesapenas visuais e tácteis não há exigência de equipamentos especializados, utilizando apenas amostras de solo, no caso as amostras de números: 15, 04, 09, 10 e 13.
Já a parte metodológica é bastante...
tracking img