Desenvolvimento da capacidade criadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LOWENFELD, Viktor e BRITTAIN, W. Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1970 – Cap. 3 – A Arte no Ensino de Primeiro Grau (Primário)



No capítulo 3, do livro “O desenvolvimento da capacidade criadora”, Lowenfeld e Brittain, (1970), ressaltam a importância do desenho para o desenvolvimento da criança, seja como veículo de autoexpressão ou como dedesenvolvimento da capacidade criativa e da epresentativa e definem a arte como sendo “uma comunicação do pensamento” e a consideram parte importante no programa para criança dos anos iniciais do ensino fundamental. O texto aborda a criatividade artística da criança de 7 a 9 anos de idade, período em que a criança começa a estruturar seus processos mentais de forma a relacioná-los com o seu ambiente – opensamento, sentimentos, percepções e suas reações em relação a esse ambiente e uma importante característica do desenho infantil é a de que representa mais o que a criança sabe de um objeto do que o que ela vê. Os autores enfatizam a importância de o professor criar situações estimulantes para um esenvolvimento criativo, de modo a “propiciar a inventiva e a exploração” do universo imaginário infantil,considerando que cada criança revela seus interesses, sua capacidade, seus recursos e seu envolvimento na arte, independente da aparência estética.

Segundo PIAGET (1973), o desenho é uma das formas de se construir e expressar significados. Sendo assim, qual seria então o papel do professor no processo de construção da significação? Lowenfeld e Brittain, (1970) afirmam que, “na expressãoartística não existe resposta certa ou errada, o procedimento deve estar focado no estímulo à criança, para que esta se revele, de maneira pessoal” e que, o professor que deseja fomentar e encorajar a expressão individual do aluno deverá “aceitar e recompensar o comportamento criador, para que a criança se sinta plena de curiosidade, que tenha ideias originais, que discuta até mesmo as instruções doprofessor”. Dessa forma, pode-se afirmar que “a função do professor é ajudar a criança desenvolver a descoberta dos seus potenciais artísticos e estimular a profundidade de sua expressão”.

O texto trata da evolução do desenho infantil no processo de desenvolvimento que passa por significativas transformações e etapas que caracterizam a maneira da criança se situar no mundo. O desenho passa aser conceituado como tal a partir do reconhecimento pela criança de um objeto no traçado que realizou. Nessa fase o objeto é modificado em função da significação que lhe é atribuída. Nesse processo de desenvolvimento há uma aproximação da realidade e preocupação com a semelhança ao objeto representado. Os autores ressaltam a importância do desenho no processo de desenvolvimento da criança e acaracterística de que a criança desenha o que a interessa, representando o que sabe de um objeto.

Lowenfeld e Brittain salientam que o desenho, como forma de pensamento, propicia oportunidade de confrontar o mundo interior com o exterior, a observação do real se deparando com a imaginação e o desejo de significar, sendo o desenho um estímulo para exploração do universo imaginário, como, também,instrumento de generalização e abstração, envolvendo diferentes operações mentais, como seleção e relação de estímulos, o símbolo e a representação, favorecendo a formação de conceitos e a construção de conhecimentos.

Nesse sentido, os autores ressaltam a necessidade do respeito ao desenho infantil como espaço de liberdade de expressão, como também pela sua condição de linguagem e propõem aobservação atenta como forma de compreensão do desenho infantil, no sentido de evitar interpretações precipitadas e redutoras, uma vez que a interpretação do desenho depende do olhar do intérprete. Daí a importância de se considerar o primeiro desses intérpretes, a própria criança, para que se possa compreender o seu significado.

Para Lowenfeld e Brittain(1970), o desenho infantil deve ser...
tracking img