Desenvolvimento da capacidade criadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Considerações do livro “Desenvolvimento da capacidade criadora”, de Vitor Lowenfeld e W.L. Britain.

Este livro trouxe à tona a importância da arte na formação da personalidade humana, representando o marco pioneiro na história da educação da juventude em busca de melhores padrões de humanidade e vida.

PREFÁCIO
Segundo o autor, este livro foi importante porquecontribuiu com todos aqueles que se importam com a arte infantil. Tem por finalidade passar a mensagem de que as atividades infantis, sendo a infância o maior bem social, só ganham significado quando se percebe a interdependência dinâmica entre três pólos: crescimento, desenvolvimento e criação.

INTRODUÇÃO
Segundo Lowenfeld, a pintura nos primórdios da humanidade tinha um caráterplenamente utilitário. Com o passar do tempo, tornou-se atividade de luxo. Hoje, entretanto, a arte é vista como algo capaz de traduzir a manifestação do intelecto, sendo responsável pela descoberta da auto-confiança, independência, comunicação, melhor adaptação ao ambiente devido principalmente ao seu papel de instrumento de saúde mental.

CAPÍTULO 1 – O SIGNIFICADO DA ARTE PARA A EDUCAÇÃONo primeiro capítulo, o autor nos mostra o papel vital que a arte desempenha na educação. Dessa forma, desenhar, pintar ou construir são processos complexos em que a criança encontra elementos de sua experiência para formar algo novo e significativo, ou seja, a criança parte de sua realidade de vida para criar e problematizar, devendo desde cedo receber incentivo no ambiente escolar paraconstruir suas respostas, ao invés de esperar por instruções prontas e acabadas, pré definidas pelo professor.

“O significado da arte para as crianças”
Inicialmente, é importante frisar que a concepção de arte difere entre adultos e crianças. Assim, para o adulto, a arte relaciona-se à beleza externa, enquanto para a criança constitui principalmente um meio de expressão, sendo uma comunicação dopensamento.
Geralmente a arte infantil sofre interferências advindas do mundo adulto, o qual por preocupar-se especificamente com certos padrões estéticos, começam a avaliar e cobrar das crianças que reproduzam o padrão de arte adulto, afinal, para a criança o que mais importa é o processo, já para o adulto, o resultado final.

“Os sentidos como base da aprendizagem”
Aaprendizagem processa-se somente através dos sentidos, apenas fazendo, ouvindo, tocando, cheirando e provando é que podemos realmente assimilar algo de forma ativa e autêntica e não passiva como vemos diariamente. Basta olhar ao nosso redor para que se constate o fato de que cada vez mais o mundo se mecaniza, o trabalho humano está sendo trocado por máquinas, cuja função exclusiva é distrair, substituiros nossos sentidos naturais. Todavia, estamos cada vez menos envolvidos com um verdadeiro projeto de natureza, fazemos pouco por nós mesmos, relegamos serviços a outrem.
Assim, a missão das Artes é propiciar um contato maior entre homem e meio, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade criadora existente em cada um de nós.

“Importância da auto-identificação e auto-expressão”Infelizmente, o ser humano de hoje está perdendo a capacidade de auto- identificação reduzindo-se a números dentro da sociedade, se faz algo, muitas vezes nem sabe para que faz, está perdendo a expressão artística, a capacidade de criar e refletir.
Mais um fator está sendo relegado pelo homem: a auto-expressão ou capacidade de expressar os sentimentos, emoções e vontades naarte. Somente pela auto-expressão, a arte poderá desenvolver o “eu” como importante ingrediente da experiência.

“CAPÍTULO 2 - IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE CRIADORA NA EDUCAÇÃO”
A arte contribui para o desenvolvimento de diversas instâncias do desenvolvimento humano, são elas:
Desenvolvimento emocional, desenvolvimento intelectual, desenvolvimento físico, desenvolvimento...
tracking img