Criatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE CRIATIVIDADE E O ENSINO DA ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR.

|
|
|
Maria Lúcia Wochler Pelaes[1]
RESUMO
O artigo apresenta como é concebido o conceito de criatividade, de forma a configurar uma pedagogia aplicada à arte, desenvolvendo uma breve análise da origem do termo criatividade e seus principais conceitos.
Entre os conceitos apresentados, tem especialrelevância a origem da expressão "criatividade" associada à imaginação criadora e a capacidade de fantasiar a realidade, enquanto fontes do processo criador.
O estudo é complementado por diferentes definições acerca da criatividade, tais como as concepções relativas aos processos produtivos relacionados ao pensamento divergente, inferindo que há uma bipolaridade: primeiro entre imaginação epensamento, depois entre pensamento divergente e convergente, afirmando a relação dicotômica por que perpassam os conceitos.
Palavras-chave: Criatividade, Arte, Educação, Imaginação.
INTRODUÇÃO
O tema "criatividade" tem sido abordado em diferentes áreas,caracterizando a natureza dialética e interdisciplinar do conceito, que se estabelece como um valorcontemporâneo, ajustado aos objetivos maisdiversos.
O desenvolvimento da criatividade tem se caracterizado como um dos objetivos educacionais no planejamento dos currículos, gerando diferentes questionamentos sobre a natureza do pensamento criativo e de que maneira ele pode ser estimulado.
Percebe-se que o estímulo à criatividade acontece nas mais diferentes áreas do ensino escolarizado, sendo que, principalmente nas áreas ligadas à criaçãoartística, esse fato se manifesta como uma constante. Tal questão transforma a área de Arte num importante campo para se desenvolver um estudo sobre o tema proposto.
As questões que embasam o presente artigo são: Qual a origem do termo criatividade? Como pode ser definida a criatividade? Qual a relação entre a criatividade e o ensino de arte?
Os objetivos do estudo sobre a criatividade,consistem em: apresentar a origem do termo criatividade; desenvolver uma análise sobre os conceitos de criatividade, verificando a relação entre a criatividade e o ensino de arte.
Este estudo encontra a justificativa quanto a sua relevância considerando a importância do tema para a comunidade acadêmica – educacional, assim como a necessidade de estudos que elucidem as concepções atuais sobre o conceitode criatividade, enfatizando a área de Arte.
O termo criatividade apresenta-se como o objeto do presente estudo, configurando-se como termo-chave na relação natureza/cultura, sensibilidade /inteligência, inato/adquirido. Ligada ao estudo das estruturas e dos modos de conhecimento, a criatividade entra como elemento constitutivo e operativo, manifestando-se, na arte, como atividade criadora,revelando concepções que encontram sua origem em estudos estéticos ligados aos conceitos de belo, gosto e sensibilidade, submetida aos processos da imaginação/invenção, encontrando a sua origemna estética romântica do século XVIII.
1.1ORIGEM DO TERMO CRIATIVIDADE
Os conceitos de criatividade, originalidade e imaginação são conceitos solidários que constituem o núcleo da estética romântica que seformou no século XVIII.
O conceito de criatividade, remontando à Antigüidade, estava também associado à loucura, pela sua natureza de irracionalidade, principalmente relacionado ao gênio na criação artística.
A concepção de que o artista cria em estado de loucura, real ou potencial, permanece ao longo do tempo. Durante o século XIX a ligação entre o gênio ea loucura torna-se foco de estudo daPsicologia, que estabelecia uma estreita associação entre a criação artística e o estado psicótico.
Uma outra concepção que encontra sua origem no pensamento do século XVIII, consiste na de associar a capacidade criativa à imaginação. Esta seria a livre associação de idéias obtida por inspiração e dom, que favorecia os "gênios", indivíduos de mente criativa,capazes de criar numa condição diferenciada...
tracking img