Desenvolvimento cognitivo 2 infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Características do Desenvolvimento Cognitivo Segunda Infância (3 a 6 anos)
Os primeiros anos são um período de desenvolvimento cognitivo importante, denominado de fase do raciocínio pré-operacional, segundo Piaget.
Na segunda infância (3-6 anos) a criança começa a construir no plano da representação, aquilo que já havia conquistado no plano da açãoprática, em virtude do desenvolvimento da capacidade simbólica. A criança começa a utilizar símbolos mentais, imagens ou palavras,o uso de brincadeiras de faz de conta que representam coisas e pessoas que não estão presentes. Centrada no seu próprio ponto de vista, a criança ainda não é capaz de se colocar no lugar do outro nem de avaliar seu próprio pensamento (FONTANA; CRUZ, 1997). É um processode equilibrações sucessivas que conduzem a maneiras de pensar cada vez mais complexas e elaboradas.
Nesse período elas desenvolvem funções cognitivas que eventualmente resultam em raciocínio lógico e na formulação de conceitos, mesmo que nessa fase sejam incapazes de raciocinar de outro ponto de vista que não seja o seu, pois são extremamente egocêntricas e consideram quase tudo em termos de simesmas.
* Linguagem e Classificação:
As habilidades linguísticas se desenvolvem rapidamente nesta fase. O uso de palavras em sua forma completa, sem uso de simplificações, vai aumentando progressivamente, até por volta dos seis anos. O vocabulário, de acordo com Pereira (2004) tende a aumentar, cerca de 2450 palavras aos quatro anos, para 4500 aos seis anos. O uso dos adjetivos e verbos se tornamais criterioso e específico (por exemplo, podem usar “alto-baixo” ao invés de “grande-pequeno”). Entre os três e os quat ro anos, as crianças progressivamente adquirem os primeiros morfemas, o que permite o uso mais correto de tempos, pessoas e modos verbais, aumentativo e diminutivo, advérbios e preposições.
Outro ganho importante nesta fase é a capacidade de categorização.
A partir dos trêsanos, as crianças já são capazes de distinguir certo número de categorias importantes, especialmente no que se refere aos chamados “tipos naturais”, ou categorias existentes na natureza. Por exemplo, a partir dos 3 anos já distinguem coisas vivas das não vivas, e as de quatro anos já apresentam noção de herança (por exemplo, o filhote do cachorro é também um cachorro). Outra categoria mais básicaé a da “cadeira”, por exemplo. Apenas posteriormente as crianças adquirem capacidade de categorizar em nível mais geral (móvel) ou mais específico (cadeira de balanço).
Diante de crianças pequenas, entre 3 e 4 anos, um grupo de formas geométricas de plástico e de várias cores e pedindo-lhes que “coloquem juntas as coisas que se parecem”, elas não usam um critério definido para fazer a tarefa.Parece que agrupam as coisas ao acaso, pois não tem uma concepção real de princípios abstratos que orientem a classificação. Após os 5 anos de idade, porém, elas conseguem agrupar objetos com base no tamanho, na forma e na cor. (FONTANA; CRUZ, 1997).

* Habilidades Numéricas
Flavell, ( 1999) sugere que qualquer sistema numérico deve ter cinco características universais, cujo entendimento seriafundamental para a aprendizagem matemática, as crianças sabem contar e lidar com as quantidades e são capazes de reconhecer os cinco princípios básicos de aritméticas.Tais princípios seriam:
1) princípio um-a-um – cada objeto em um conjunto deve ser contado apenas uma
vez;
2) princípio da ordem estável – deve-se seguir sempre uma mesma ordem ao contar;
3) principio cardinal – o último númerocontado corresponde ao número de objetos no
conjunto;
4) princípio da abstração – o número de elementos em um conjunto independe do tipo de elemento que está neste conjunto;
5) princípio da irrelevância da ordem – a ordem em que os elementos são contados não faz diferença para o resultado final.

Mesmo que ainda não consigam memorizar a ordem correta dos números, geralmente
contam cada...
tracking img