Desenvolvimento / america latina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula-tema 2: Projeto de Desenvolvimento para América Latina

Em 1990, um projeto foi criado (CEPAL) e divulgado entre os países latinos-americanos para orientar e desenvolver uma economiasustentável com igualdade social a todos, propondoestruturar o crescimento e desenvolvimento com igualdade social e política. Devido a inflação, a dívida externa, desempregoe outros problemas ocasionados nosanos 80, diante do esgotamentodo processo de industrializaçãoe dos impactos da crise econômica, esses países não encontravam respostas concretas para novos desafios referentes ao desenvolvimento.
Oprojeto de Fajnzylber enfatizava a necessidade de rompimento da heterogeneidade estrutural das economias latino-americanas, com setores industriais e agrícolas modernos, porém atrasados vivendo ao longodo tempo.Ele também argumentava sobre a necessidade de ações do estado para promover o crescimento econômico e a distribuição de renda e trazia novas idéias, como as políticas indústriais direcionadasao fortalecimento da estrutura produtiva e da competividade internacional, bem como políticas de distribuição de renda e de geração de empregos para diminuir a exclusão social. Contudo isso asuperação do subdesenvolvimentoviria com o fortalecimento da democracia, com ajustes na economia, implantação de tecnologias e melhorias da distribuição de renda.
O PIB (Produto Interno Bruto) per capta dospaíses desenvolvidos cresceu em média 2,4% ao ano entre 1965 e 1986. A relação de equidade (renda dos 40% mais pobres / renda dos 10% mais ricos) resultou num valor de 0,8%, o que significa que os 40%mais pobres tinham renda equivalente a 80% da dos 10% mais ricos. Como exemplo, se a renda per capta dos 10% mais ricos nos Estados Unidos fosse 10 mil dólares por mês, a renda dos 40% mais pobresestaria em torno de 8 mil dólares. Este estudo comprova que alguns países latino-americanos (Brasil, México, Colômbia, Paraguai, Panamá e República Dominicana) nessa época, tiveram alto crescimento,...
tracking img