Desenhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO INFANTIL
A organização do tempo e do espaço

Lucélia Kasper
Profª Joseane do Canto
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em pedagogia (PED 0083)
12/07/12


RESUMO

As diversas atividades que acontecem em diferentes momentos nas creches e pré-escolas como brincadeiras, alimentação, repouso, sono, higiene, atividades com as famílias, reuniões deprofessores, entre tantas outras, devem se organizar no tempo e no espaço da instituição. Dada a importância do tempo e do espaço na Educação Infantil, diversos estudos sobre eles vêm sendo realizados. O papel do professor de Educação Infantil é de organizador do ambiente das creches e pré-escolas, para que estes espaços se tornem adequados para o desenvolvimento integral das crianças. Aorganização do espaço e do tempo na Educação Infantil é assunto fundamental para professores e gestores de Educação Infantil que vem sendo tratado na legislação e em demais documentos publicados pelo Ministério da Educação sobre essa etapa da Educação Básica.


Palavras-chave: Educação Infantil. Ambiente das creches e pré-escolas. A importância do tempo e do espaço na Educação Infantil.

1 INTRODUÇÃOO Ministério da Educação publicou, em 2006, os documentos “Parâmetros Básicos de Infra-estrutura para Instituições de Educação Infantil” (BRASIL, 2006a) e “Parâmetros Básicos de Infra-estrutura para Instituições de Educação Infantil – Encarte 1” (BRASIL, 2006b)
Esses documentos foram elaborados com base nos estudos e nas pesquisas do Grupo Ambiente-Educação (GAE), que desenvolve projetosrelacionados à qualidade dos ambientes escolares com ênfase nas relações entre o espaço físico, o projeto pedagógico e o desenvolvimento da criança, além da sua adequação ao meio ambiente.
Nesse documento, o espaço na Educação Infantil é amplamente discutido, sendo apresentados alguns parâmetros para a construção e reforma de instituições de Educação Infantil.
A criança, no documento“Parâmetros Básicos de Infra-estrutura para Instituições de Educação Infantil” (BRASIL, 2006a) é reconhecida como principal usuária do espaço da creche e da pré-escola. Nesse sentido, os parâmetros são estabelecidos, levando em conta suas necessidades de desenvolvimento,

Reconhece-se a criança, como sujeito do processo educacional e como principal usuário do ambiente educacional. Porisso, é necessário identificar parâmetros essenciais de ambientes físicos que ofereçam condições compatíveis com os requisitos definidos pelo PNE, bem como com os conceitos de sustentabilidade, acessibilidade universal e com a proposta pedagógica. Assim, a reflexão sobre as necessidades de desenvolvimento da criança (físico, psicológico, intelectual e social) constitui-se em requisito essencialpara a formulação dos espaços/lugares destinados à Educação Infantil.

Assim, o projeto, a edificação e as reformas das unidades de Educação Infantil devem buscar:

1 – a relação harmoniosa com o entorno, garantindo conforto ambiental dos seus usuários (conforto térmico, visual, acústico, olfativo/qualidade do ar) e qualidade sanitária dos ambientes;2 – o emprego adequado de técnicas e de materiais de construção, valorizando as reservas regionais com enfoque na sustentabilidade;
3 – o planejamento do canteiro de obras e a programação de reparos e manutenção do ambiente construído para atenuar os efeitos da poluição (no período de construção ou reformas): redução do impacto ambiental; fluxos de produtos e serviços;consumo de energia; ruído; dejetos, etc.
4 – a adequação dos ambientes internos e externos (arranjo espacial, volumetria, materiais, cores e texturas) com as práticas pedagógicas, a cultura, o desenvolvimento infantil e a acessibilidade universal, envolvendo o conceito de ambientes inclusivos. (BRASIL, 2006a, p. 21)


No Referencial Curricular Nacional para a...
tracking img