Desenho industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
31/7/2009

Prof. MSc. Valmir Dias Luiz

Introdução ao Desenho Técnico
DEFINIÇÃO DE DESENHO TÉCNICO

1. INTRODUÇÃO AO DESENHO I

1. Para os leigos a figura a esquerda é a representação de três quadrados. 2. Na linguagem gráfica do desenho técnico a figura corresponde à representação de um determinado cubo.

DESENHO I

Conteúdo Programático
1. Introdução ao Desenho Técnico
n n n n nDefinição de Desenho Técnico O que é visão espacial? Diferença entre Desenho Técnico e Desenho Artístico O Desenho Técnico e a Engenharia Tipos de Desenho Técnico
¨

Introdução ao Desenho Técnico
O QUE É VISÃO ESPACIAL?

Visão espacial é um dom que, em princípio todos têm, dá a capacidade de percepção mental das formas espaciais. Ou seja, a visão espacial permite a percepção (o entendimento)de formas espaciais, sem estar vendo fisicamente os objetos. Por exemplo, fechando os olhos pode-se ter o sentimento da forma espacial de um copo, de um determinado carro, da sua casa etc..

2. Materiais e Instrumentos
Tipos, normas de uso e manejo dos instrumentos de desenho

¨

3. Normas da ABNT
n Normas que regem os desenhos
¨

4. Lista de Material a Comprar 5. Exercício deCaligrafia Técnica

Introdução ao Desenho Técnico
DEFINIÇÃO DE DESENHO TÉCNICO
¨

Introdução ao Desenho Técnico
O QUE É VISÃO ESPACIAL?
¨

O Desenho técnico é uma forma de expressão gráfica que tem por finalidade a representação de forma, dimensão e posição de objetos de acordo com as diferentes necessidades requeridas. O desenho técnico é definido como linguagem gráfica universal da engenhariae da arquitetura.

¨

Apesar da visão espacial ser um dom que todos têm, algumas pessoas têm mais facilidade para entender as formas espaciais a partir das figuras planas. A habilidade de percepção das formas espaciais a partir das figuras planas pode ser desenvolvida a partir de exercícios progressivos e sistematizados.

¨ ¨

Assim como a linguagem verbal escrita exige alfabetização, aexecução e a interpretação da linguagem gráfica do desenho técnico exige treinamento específico, porque são utilizadas figuras planas (bidimensionais) para representar formas espaciais.

1

31/7/2009

Introdução ao Desenho Técnico
DIFERENÇA ENTRE DESENHO TÉCNICO E DESENHO ARTÍSTICO
¨

Materiais e instrumentos
ESQUADROS
¨ ¨ ¨

o Desenho artístico reflete o gosto e a sensibilidade doartista que o criou. Já o Desenho técnico, ao contrário do artístico, deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa.

Possui a forma de triângulos retângulos; Encontrado sempre em pares; Um esquadro é isósceles com ângulos de 45º e o outro escaleno com ângulo de 30° e 60°; Os esquadros servem para traçar paralelas e ângulos dos próprios esquadros, além dos que sãoobtidos pela combinação dos dois, como os de 15º, 75º, 150º, etc; Os fabricados em material sintético-acrílico são os mais usados e os melhores, pela transparência perfeita e por serem praticamente indeformáveis.

¨

¨

Introdução ao Desenho Técnico
O DESENHO TÉCNICO E A ENGENHARIA
¨

Materiais e instrumentos
MANEJO DOS ESQUADROS
¨

O Desenho técnico é uma ferramenta que pode serutilizada não só para apresentar resultados como também para soluções gráficas que podem substituir cálculos complicados. Apesar da evolução tecnológica e dos meios disponíveis pela computação gráfica, o ensino de Desenho Técnico ainda é imprescindível na formação de qualquer modalidade de engenheiro. Assim, o aprendizado ou o exercício de qualquer modalidade de engenharia irá depender, de uma formaou de outra, do Desenho técnico.

No traçado de perpendiculares e paralelas pode-se usar o par ou um esquadro e uma régua qualquer.

¨

¨

Introdução ao Desenho Técnico
TIPOS DE DESENHO TÉCNICO
¨ ¨

Materiais e instrumentos
RÉGUA “T”

O Desenho Técnico é dividido em dois grandes grupos: • Desenho projetivo – são os desenhos resultantes de projeções do objeto em um ou mais planos...
tracking img