Desenho industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PERSPECTIVA ISOMÉTRICA DE FIGURAS COM CANTOS ARREDONDADOS

Construção passo – a – passo: É preciso construir a base para a construção de qualquer figura em isométrica, lembre que os eixos oblíquosformam 30° em relação à reta r, como na figura abaixo.

Sejam as medidas da figura com cantos arredondados de 20 mm de raio: comprimento = 100 mm largura = 80 mm altura = 60 mm

É importantelembrar que na perspectiva isométrica, a largura e o comprimento pertencem aos eixos oblíquos, mas não tem restrição quanto à esquerda e direita.

O bloco acima representado em perspectiva isométricatem 8 vértices. Cada vértice será numerado de 1 a 8. Sobre cada aresta, partindo de cada vértice vamos marcar segmentos com 20 mm de raio.

Atenção: Observe que de cada vértice saem 3 arestas, masapenas 2 são marcadas, isto depende do objeto de desenho. O canto arredondado varia de acordo com cada figura, podendo ser formado na horizontal ou na vertical. Há um exagero gráfico na figura que segue,para que haja melhor compreensão e visualização. Lembre que você deve usar lapiseira 0,5mm com grafite HB.

Sobre cada extremidade do segmento trace retas perpendiculares. Observe:

Observação:Estas construções são feitas com o software Cabri – Géomètre. Note que na ilustração está O1. Lembre que você deve escrever O1.

O ponto O1 é o centro da circunferência que vai determinar o arco.Esta operação será repetida até o vértice 8. Observe que o raio da circunferência não mede 20 mm. Observe também que nem todos os cantos terão circunferências com o mesmo valor de raio. Atenção: Costuma-se dizer que o canto arredondado tem um determinado valor de raio (20 mm neste caso ), o que não equivale ao valor do raio que irá determinar o arco de circunferência.

Verifique você mesmoo valor de r1 e r2.

Meça os valores de r1, r2, r3 e r4. Aproveite para rever as propriedades dos quadriláteros.

Continuando:

Agora é necessário unir as curvas aplicando os princípios de...
tracking img