Ambiente externo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ambiente Externo
Microambiente – Análise de 5 Forças de Porter

Setor : Manufatura (Fabricação de Bicicletas)

Ambiente Externo - Microambiente – Análise de 5 Forças de Porter
Forças
Novos Entrantes.

Intensidade
3-Há um número razoável de potenciais novos concorrentes;

Evidências
Setor Apresenta oscilação e quedas de vendas nos últimos 10 anos, tornando o mercado não atrativoUm novo entrante deverá transpor barreiras devido a concentração em poucos frabricantes e o porte dos mesmos proporcionando a eles um custo baixo . Estrutura de custos altos quando comparado aos asiáticos Mecanismos de controle e de fiscalização com pouca eficácia tais como: mercado informal e fragilidade, certificação de componentes, regimes especiais de importação O aumento de novos entrantesesta concentrado nas empresas importadoras, micro e pequenas empresas, e também na economia informal de bicicletas montadas ou semidesmontadas provenientes de paises asiáticos, TRANSPORTE: Com o aumento do poder aquisitivo dos consumidores de baixa renda e as facilidades de crédito tem aumentando a aquisição de motos de pequenas cilindradas . ENTRETENIMENTO: A evolução tecnológica provocou aredução de custos e esses equipamentos também passaram a substituir a bicicleta (vídeo games, jogos, celulares, computadores,etc.) ESPORTE / LAZER : Devido o aumento da violência as academias estão se tornando mais atrativas para a prática de esportes , o trânsito também tem coibido o acesso de bicicletas nas vias pubicas.

Produtos Substitutos

5- Há produtos substitutos facilmente adotáveis; Ambiente Externo - Microambiente – Análise de 5 Forças de Porter
Forças
Concorrentes

Intensidade
5 – A concorrência é muito acirrada, incluindo ações ilegais e ilegítimas.

Evidências
Facilidade de entrada de produtos importados com custo menor em relação ao mercado interno. Falta de mecanismo de controles e de fiscalização com eficácia. Falta de certificação e mercado informal.Pequenos e micro montadores espalhados por todo o território nacional Em 2011 as Importações cresceram 75% e a produção nacional sofreu queda de 8%

Fornecedores

3- O fornecedor tem um poder de barganha relativo, podendo ser exercido em casos de abuso das relações de compra e venda.

Observa-se nesse mercado um domínio de alguns grupos, um número reduzido de ofertantes e também uma divisão porsegmento: Aço/Alumínio: Política de preços oscila de acordo com o mercado de commodities e há grande concentração em algumas empresas ( Alcoa, Usiminas, CSN) o que faz as empresas recorrerem também ao mercado externo. Parte de material é de fornecedores internacionais havendo certa dependência. Pneus/Camâras: Esse mercado também é dominado por poucos ofertantes e também as empreas ficam nadependência do mercado externo. Acessórios e componentes de câmbio/freios : As ofertas desses produtos fica totalmente no mercado externo, concentrado principalmente na china ( Shimano) Os preços estão sujeitos a variações do mercado e do câmbio.

Ambiente Externo - Microambiente – Análise de 5 Forças de Porter
Forças Intensidade Evidências

Clientes

3- O Cliente tem um poder de barganharelativo, podendo ser exercido em casos de abuso das relações de compra e venda

A distribuição de bicicletas concentra-se nas grandes redes varejistas : Grupo Pão de Açucar (Extra,Casas Bahia, Ponto Frio).Carrefour, Walmart (Bompreço, Big, Walmart), Máquina de Vendas (Ricardo Eletro, Insinuante, CitiLar). Os pequenos varejstas geralmente são atendidos por empresas atacadistas. A posição de barganhada estrutura varejistas, representada por grandes cadeias, é, fator marcante na determinação dos preços médios da indústria.

Ambiente Externo - Microambiente – Análise de 5 Forças de Porter
Força
Novos Entrantes

Peso
3-Uma grande quantidade potenciais novos concorrentes pode, sozinha, reduzir a atratividade da indústria; 3-A existência de produtos substitutos facilmente...
tracking img