Desemprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faça uma pesquisa descrevendo o que é o desemprego e quais os tipos de desemprego existentes. Procure informações sobre o CAGED, o que é e para que serve e exponha alguns números sobre o índice de desemprego no Brasil atualmente.

Define-se desemprego como a situação das pessoas que podem e querem trabalhar, mas não conseguem encontrar um emprego.

Os economistas costumam assinalar diversascausas para o desemprego, as quais representam tipos distintos do fenômeno.
a) Desemprego Conjuntural, Cíclico ou Involuntário
É o tipo clássico estudado por Keynes. Ocorre nas fases descendentes do ciclo econômico, quando o Produto fica abaixo do nível de pleno emprego (hiato deflacionário – Demanda Agregada inferior à Oferta Agregada). O receituário keynesiano baseado nas políticas monetária efiscal aplica-se a esta espécie de desemprego.
b) Desemprego Estrutural ou Tecnológico
Esta modalidade resulta de transformações na estrutura da economia. Uma parte expressa trabalhadores sem os requisitos técnicos ou educacionais necessários aos novos empregos (por exemplo, migrantes da área rural para a urbana, ou parcelas da população de baixa renda nos grandes centros, em que as empresasadotam tecnologias e métodos administrativos que requerem uma escolaridade mínima para serem acompanhadas pela força de trabalho). Outra parte refere-se a profissões e especialidades ultrapassadas pelas mudanças tecnológicas, tornando esses profissionais inúteis para os processos produtivos atuais. Este tipo de desemprego acentuou-se muito com as transformações tecnológicas e organizacionais dasduas última décadas em todo o mundo, atingindo também o Brasil.
c) Desemprego Sazonal
Ocorre em função das variações no ritmo e na freqüência da atividade econômica em épocas típicas do ano. Nas áreas rurais, é uma situação bastante característica: durante o período de colheita, o emprego se expande, para se contrair em seguida. No meio urbano, o emprego no comércio durante o período das festas definal de ano é outro exemplo. Ninguém considera que a queda desse tipo de emprego em janeiro represente uma “crise de desemprego”, porque é um fato sazonal que se repete todos os anos.
d) Desemprego Friccional ou Natural
É aquele que ocorre na transição de um tipo de emprego para outro. Pessoas que perderam o emprego não encontram sempre outro no momento imediatamente seguinte; há uma “fricção”,uma dificuldade de adaptação e de informação até ocorrer a recolocação. Imperfeições na informação sobre as vagas existentes, dificuldades no deslocamento da força de trabalho (os economistas referem-se à “mobilidade imperfeita da mão-de-obra”) e fatores institucionais podem retardar o regresso à População Ocupada.
Uma situação característica de imperfeição na mobilidade dos trabalhadores ocorrequando o emprego muda de lugar. Regiões marcadas por atividades antigas são substituídas por outras mais dinâmicas, mas leva tempo para a força de trabalho do local mais antigo se adaptar. As vagas existem, mas as pessoas estão distantes e têm dificuldades de se deslocar. Pode ocorrer durante muito tempo a coexistência de regiões com escassez de mão-de-obra e outras com alto desemprego. Emprincípio, ocorrerá um progressivo movimento migratório, mas ele leva tempo. Isso, caso as vagas da outra região sejam compatíveis com os desempregados da região na pior situação (se não forem, estamos diante de uma situação de desemprego estrutural e não mais friccional).
Outro exemplo, agora sobre as dificuldades institucionais, refere-se à documentação e aspectos burocráticos, que retêm o trabalhadorrecém-demitido, dificultando a sua liberação plena para procurar novo emprego. As exigências às empresas para contratar podem ser outro empecilho à rápida absorção desse contingente de desempregados “friccionais”.


O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi criado pelo Governo Federal, através da Lei n.º 4.923/1965. Este cadastro serve como base para a elaboração de...
tracking img