Descolamento prematuro de placenta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESCOLAMENTO PREMATURO DE PLACENTA
Deslocamento da placenta implantada do
corpo uterino em gestação com ³ 20
semanas
(Abruptio placentae
• Incidência:
– terceiro trimestre
– 0.5 a 1%

O descolamento prematuro da placenta (DPP) é uma patologia obstétrica na qual há ocorre a separação prematura da placenta do seu leito de implantação, habitualmente ocorrendo antes de vinte semanas degestação.
As causas dessa patologia não foram ainda totalmente elucidadas. Todavia, didaticamente, dividimos as causas da DPP em traumáticas (ou mecânicas) e não-traumáticas.
As etiologias traumáticas são responsáveis por, aproximadamente, 1% dos deslocamentos prematuros da placenta, e podem ser divididas em externas e internas. Dentre as primeiras, os acidentes de trânsito e domésticos os maioresculpados. Já com relação as internas, destacam-se o cordão umbilical curto, escoamento rápido de polidrâmnio, movimentos fetais exacerbados, retração uterina após o parto do primeiro gemelar, hipertonia uterina, entre outras.
Com relação às etiologias não-traumáticas, o aspecto etiológico de maior importância são os denominados fatores predisponentes, como os estados hipertensivos associados avasculopatias antigas (responsáveis por cerca de 75% dos casos), condição socioeconômica, multiparidade, idade materna avançada, passado obstétrico ruim, caso de DPP em gestação anterior, restrição do crescimento intra-uterino, cesárea prévia, entre outros.
Introdução:

Placenta é órgão pelo qual acontece as trocas fisiológicas entre a mãe e o feto. Através dela o feto se alimenta, e respira eexcreta produtos do seu organismo. O descolamento de placenta ocorre quando a placenta se desprende do útero. Acontece em 1% das mulheres grávidas e é percebida por dores abdominais, sangramento e dores na palpação abdominal.

Conceito:
Descolamento prematuro da placenta é uma patologia obstétrica em que ocorre separação inopinada, intempestiva prematura da placenta, normalmente inserta apósa vigésima ou vigésima primeira semana de gestação. Gera alterações fisiológicas uterinas, de coagulação ,renais e hipofisárias.

FATORES DE RISCO
* A multiparidade
* A idade
* Traumatismo abdominal (acidente de transito)
* A hipertensão do gravidez
A MULTIPARIDADE
As multíparas são muito mais expostas – 12 multíparas para 5 primíparas.
Na gravidezmúltipla, após o nascimento do primeiro gemelar, trações indevidas sobre o cordão umbilical podem favorecer o descolamento da placenta do segundo gemelar. Através do mesmo mecanismo (retração uterina intensa), a rotura prematura das membranas ovulares, principalmente em casos de polidrâmnio, tem sido referida como fator dos mais relevantes na etiologia do DPP.
A IDADE
Alguns autores apontam queas mulheres acima de 30 anos são mais expostas – porem, parece que a idade não tem nenhuma importância
O FUMO E AS DROGAS
As grandes fumadoras apresentam varias vezes necrose decidual
O tabagismo parece dobrar a freqüência de DPP antes de 32 semanas. Após esta idade gestacional a influência do tabagismo não seria tão relevante.
O consumo de cocaína parece estar claramente associado a maiorfreqüência de DPP.
Traumatismo abdominal (acidente de transito)
O trauma direto sobre o útero, como o verificado em acidentes automobilísticos ou decorrente de violenta agressão física, podem resultar no descolamento da placenta.

HIPERTENSÃO DE GRAVIDEZ
E o incidente mais implicado em descolamento de placenta normal inserida, como foi já observado em 1845 (Blot). Aproximadamente 70% doscasos das pacientes com hipertensão de gravidez tem como complicação o DPPN.

QUADRO CLINICO
A gestante relata dor abdominal de intensidade variável, perda de sangue vermelho escuro .Dependendo da extensão da separação da placenta e da quantidade de sangue perdido ,poderá haver presença ou ausência de bcf, hipotensão e evoluir para complicações como hemorragia ,choque, coagulação intravascular...
tracking img