Desastres ambientais no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESASTRES AMBIENTAIS NO MUNDO -

Desastre ambiental de Ajka -
O desastre ambiental de Ajka ou derrame tóxico de alumínio de Ajka foi um acidente industrial ocorrido em Ajka, Veszprém, Hungria em 4de outubro de 2010 às 12:25 CEST (10:25 UTC), após o arrebentamento de um dique que libertou cerca de um milhão de metros cúbicos de resíduos tóxicos, denominado "barro vermelho", na fábrica dealumina Ajkai Timföldgyár ('Fábrica de Alumínio de Ajka'). O lodo alcançou entre 1 e 2 metros de altura inundando as localidades mais próximas, em especial Kolontár e Devecser. Contabilizaram-se nosprimeiros dias quatro mortos e 123 feridos.Cerca de 40 km2 de terrenos foram contaminados e a contaminação atingiu afluentes do Danúbio.


Uzbequistão - Mar de Aral -
Marde Aral era um lago de água salgada, localizado na Ásia Central, entre as províncias cazaques de Aqtöbe e Qyzylorda (ao norte), e a região autônoma usbeque de Caracalpaquistão (ao sul). O nome (emportuguês, Mar das Ilhas) refere-se à grande quantidade de ilhas presentes em seu leito (mais de 1500). Este já foi o quarto maior lago do mundo com 68 000 km² de superfície e 1100 km³ de volume de água,mas em 2007 já havia se reduzido a apenas 10% de seu tamanho original, e em 2010 estava dividido em três porções menores, em avançado processo de desertificação.
A outrora próspera indústriapesqueira foi praticamente destruída, provocando desemprego e dificuldades econômicas. A região também foi fortemente poluída, com graves problemas de saúde pública como consequência. O recuo do mar tambémjá teria provocado a mudança climática local com verões cada vez mais quentes e secos, e invernos mais frios e longos.
Atualmente, existe um esforço contínuo no Cazaquistão para salvar e recuperar onorte do Mar de Aral. Como parte deste esforço, um projecto de uma barragem foi concluída em 2005 e em 2008 o nível de água nesse local já havia subido doze metros a partir de seu nível mais baixo em...
tracking img