Desastres ambientais no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESASTRES AMBIENTAIS NO BRASIL: PROBLEMA NATURAL, SOCIAL OU SOCIOAMBIENTAL? Enchentes no Paraná e a questão sócio-ambiental Lúcio Fellini Tazinaffo Paulo Roberto da Costa Sartori Acompanhamos no inicio do mês de março deste ano de 2011 as notícias sobre fortes chuvas que atingiram o litoral paranaense, provocando uma série de problemas para os seus moradores: enchentes, alagamentos, deslizamentode terra, perda de vidas humanas, destruição de bens materiais. Tais problemas suscitaram uma série de questões quanto às causas dessas enchentes, de como o governo tem procurado sanar esses problemas e se as causas realmente são puramente naturais, como a mídia procura demonstrar. De acordo com dados da Defesa Civil divulgados pela mídia, oito municípios foram atingidos pelas fortes chuvas demarço, num total de trinta e duas mil pessoas afetadas e quatro mortes. Duzentas e onze casas foram completamente destruídas e quatro mil residências foram danificadas pelas enchentes. As áreas mais afetadas foram as comunidades rurais, como a comunidade de Morro Alto, em Morretes, que ficou coberta de lama e destroços das casas que antes existiam e permaneceu isolada devido a destruição de pontes eestradas, ficando a mercê de helicópteros e caminhões que levassem donativos àquelas pessoas. No ano de 2004 o governo do Paraná investiu cerca de 1 milhão de reais em obras de limpeza e desassoreamento dos rios para melhorar o escoamento das águas nas cidades de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Antonina e Morretes, com o objetivo de evitar enchentes e alagamentos no litoral paranaense1.Nota-se que duas dessas cidades beneficiadas com essas obras, Morretes e Antonina, foram as mais prejudicadas pelas chuvas de março, mostrando que os problemas ocorridos não têm como principal causa o baixo escoamento das águas nesses locais.
1

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3472&tit=Municipios-do-Litoral-

aprovam-trabalho-do-governo-para-evitar-enchentes,acessado em 06/04/2011.

Quando os aparelhos midiáticos mostram as enchentes, apontam como causa única as mudanças climáticas, apresentando fortes chuvas no Paraná como fator raro e isolado, ocultando o fato de que enchentes semelhantes ocorreram em outros anos no Paraná e em outros estados do Brasil, e que até hoje não há soluções efetivas e preventivas eficientes por parte do governo. Além disso, amídia dá destaque para o fato de que essas localidades atingidas são fortes pontos turísticos, colocando como fator mais prejudicado o turismo local e ignorando que os mais afetados são as pessoas, e não apenas a economia local, demonstrando assim uma grande falta de sensibilidade da mídia em relação às pessoas afetadas diretamente pelas enchentes. Mas, se a causa desses problemas não se limitaexclusivamente aos fatores naturais quais outras questões deveriam ser consideradas? Partir da ideia de que essas catástrofes decorrem das mudanças climáticas como fator externo à sociedade significa ignorar que o meio-ambiente e a sociedade relacionam-se entre si, ocultando a raiz dos problemas sociais e ambientais: o modo de produção dominante. Tanto o governo quanto a mídia vêm ocultando o fatode que o maior responsável pelos problemas sócio-ambientais é o modo de produção capitalista, que de um lado gera desigualdades sociais, pobreza e desemprego e de outro provoca a poluição do ar e da água, a erosão do solo e a transformação catastrófica das condições climáticas do planeta. Como apontam Max Horkheimer e Theodor Adorno no livro Dialética do Esclarecimento “o domínio sobre a naturezairracional, destrutivo e irrefletido, e um idêntico domínio do homem sobre o homem se condicionam reciprocamente”2.

2

KURZ, Robert. O desenvolvimento sustentável da natureza. In: Folha de São Paulo, 06/10/2002.

A Mídia: o destaque diferenciado Alex Sanoto Marcos da Silva de Oliveira Vânia Inocêncio Angra dos Reis está na lista de uma das regiões mais famosas do Estado do Rio de...
tracking img