Mito e dasafio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste capítulo a professora questiona, entre outras coisas, o que significa testar e medir na avaliação, relatando, então, por meio de suas pesquisas discussões variadas, e constantes embates entre os professores acompanhados por ela, cada um procurando defender seus argumentos completamente contraditórios.
Medir é verificar a extensão, quantidade, volumes e outros atributos dos objetos efenômenos, expressa em escalas ou graus numéricos (nem todos os fenômenos podem ser medidos). Arbitrariedade na atribuição de graus e conceitos acontece por métodos impressionistas e por comparação.
A medida; uso de notas, reforça um mecanismo de competição e seleção na escola. A medida em educação deve resguardar o significado de um indicador de acertos e erros para ser útil.
Interrogar sobre osignificado dos erros para repensar uma didática científica, desvincular a interpretação dos testes, dos resultados numéricos obtidos.
A ação avaliativa de acompanhamento e reflexão necessita de consistência metodológica. A elaboração de TESTES válidos é uma tarefa complexa que exige domínio da tecnologia de testes e da área de conhecimento em questão.


Fonte:http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/2210489-avalia%C3%A7%C3%A3o-mito-desafio/#ixzz1qSO2lTrK

• RESUMO DO LIVRO : AVALIAÇÃO , MITO E DESAFIO AUTORA: JUSSARA HOFFMAN Avaliação e construção do conhecimento. Avaliação se detém “no não se deve ser”, ao invés do “ser melhor “, a serviço do autoritarismo e do direito de cátedra do professor, prática avaliativa improvisada e arbitrária ,que reproduz e revela fortemente sua vivênciacomo estudante e educador ; princípios e metodologias de uma prática avaliativa estática, frenadora de caráter classificativo e sentencivo . Dar notas , fazer prova = avaliar, registro de notas = avaliação dictomia entre educação e avaliação que se tomam dois momentos distintos e não relacionados. Luta de educadores e políticos , denúncia da função seletiva e discriminatória das notas e conceitose dos prejuízos sócias decorrentes da reprovação . A avaliação , na perspectiva de construção do conhecimento parte de duas premissas básicas : confiança na possibilidade dos alunos construírem suas verdades e valorização de suas manifestação e interesses. Exige do educador uma concepção de criança , jovens e adultos,como sujeitos de desenvolvimento inserido no contexto de sua realidade social epolítica. Daí, a avaliar é dinamizar oportunidades de ação-reflexão, num acompanhamento permanente do professor , que incitará o aluno a novas questões a partir de respostas formuladas , não num momento terminal do processo educativo, mas uma busca de compreensão das dificuldades do educando e na dinamização de novas oportunidades de conhecimento, tais como , a de Piaget , que declara quecompreender as dificuldades encerra um princípio de descentralização , ver as coisas do ponto de vista dos outros, exemplo : princípio da reversibilidade. Avaliação : Mito e desafio Mito , ligado ao autoritarismo . A desmitificação desvela a análise dos pressupostos teóricos que fundamentam a avaliação , tomada de consciência coletiva, desafio que traz o compromisso de construir a história . Professor ,reduzem a avaliação a uma prática de registro de resultados sobre o desempenho do aluno. Avaliar é julgar o resultado do trabalho da criança após o término deste , nele demonstrando comportamentos definidos , como ideais pelo o professor, aprovação/reprovação , que reforça o autoritarismo de cunho sentencioso , desconsiderando a mútua coordenação dos pontos de vista e das ações ( reciprocidade –Piaget ) . Avaliação é indissociável da educação, deve levar a ação – reflexão , observadora , investigadora, ampliando as possibilidades próprias dos alunos. No modelo de Ralf tgler ( Avaliação por objetivos ), verificar o grau em que as mudanças comportamentais estão ocorrendo, através dos objetivos definidos pelo professor ( enfoque comportamentalista ) . Avaliação construtivista e libertadora,...
tracking img