Desafio rsma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUSTENTABILIDADE
Conceitos e aplicações da sustentabilidade na questão do planejamento de ações ambientais direcionadas ao saneamento básico de um município

INTRODUÇÂO

Devido à deficiência ou a ausência de serviços públicos de saneamento ambiental as condições de saúde ambiental na maioria dos municípios brasileiros são precárias; a falta de planejamento no âmbito municipal contribui parao desenvolvimento ineficiente de ações isoladas e/ou descontínuas.
Os municípios poderão se fortalecer ao recorrer a um planejamento na elaboração de uma Política Municipal de Saneamento Ambiental, com a participação de todos de forma democrática, iniciando-se um novo diálogo entre a empresa concessionária dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, e o município.
Adeficiência da saúde ambiental junto ao fato do município, também, ser responsável pela qualidade dos serviços de saneamento ambiental prestados aos cidadãos, leva-nos a priorizar e desenvolver esforços de planejamento nas ações de saneamento, de forma descentralizada, com o apoio de universidades e centros de referências.
Mas, o que vem a ser sustentabilidade? Nas palavras de Hodge et al., 1995 apudSiena (2002 p. 21) “O conceito de sustentabilidade é entendido como: a persistência, num futuro aparentemente indefinido, de certas características necessárias e desejadas tanto de ecossistema quanto do sistema humano nele inserido”.
Porém, o termo desenvolvimento sustentável expressa as características quantitativas e às qualitativas, diferenciando de crescimento, para o qual se aplicasomente o aumento quantitativo.

DESENVOLVIMENTO

Saneamento básico e ambiental
Os recursos hídricos que correm em áreas urbanas sofrem ações poluidoras variadas, que afetam os sistemas de abastecimento de água e de drenagem pluvial. O processo de urbanização exige movimentação de terra - aterros e desaterros - que freqüentemente provocam assoreamento nos fundos dos vales, em lagoas erepresas, aumentando o risco de ocorrência de inundações e ainda obstrução da drenagem urbana.
Nos períodos de chuvas críticas aumenta a ocorrência de acidentes, como os deslizamentos de encostas em decorrência do índice elevado de impermeabilização do solo e da ocupação inadequada de terrenos.
Outro problema básico de saneamento diz respeito ao lixo e à limpeza urbana. A disposição final nos lixõesa céu aberto é fator de degradação ambiental e de proliferação de vetores e doenças, a eliminação de depósitos clandestinos de lixo é benéfica para a saúde pública e a prática da coleta seletiva reduz o volume de resíduos lançados nos aterros sanitários, ampliando sua vida útil.
O saneamento contempla cinco grandes aspectos: abastecimento de água; coleta e tratamento de esgotos; controle devetores de doenças; disposição final de resíduos sólidos urbanos; e drenagem. Em regiões urbanas, as atividades destinadas à promoção do saneamento ambiental devem incluir a proteção à qualidade do ar e das águas, repercutindo favoravelmente sobre a saúde humana.
O tratamento de esgoto e a disposição final de resíduos sólidos urbanos constituem sérios problemas para muitos municípios que,entretanto, podem equacioná-los individualmente ou por meio de associações e consórcios intermunicipais.
Entre os problemas decorrentes da falta de saneamento ambiental, destacam-se:
* a contaminação de corpos d'água pelo lançamento de efluentes líquidos e resíduos sólidos domésticos e industriais sem tratamento;
* a contaminação do lençol freático, quando é inadequada a localização dos aterrossanitários e há falta de tratamento de esgotos;
* o assoreamento e a redução do fluxo de escoamento nos canais de drenagem, resultantes da disposição inadequada de resíduos em terrenos baldios e nas margens dos cursos d'água.
A proliferação de doenças e epidemias decorre da precariedade dos serviços de saneamento, gerando índices significativos de morbidade e mortalidade causadas por...
tracking img