Desafio processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos da Administração e Contexto Organizacional

Definições segundo PLT – Idalberto Chiavenato
EMPRESA: As empresas são organizações sociais que visam o lucro, nas quais ocorre o fenômeno da produção de bens ou serviços. Funcionam como sistemas abertos, com múltiplos objetivos e utilizam diversos recursos físicos, materiais, humanos, financeiros, mercadológicos e administrativos paraalcançá-los.
ADMINISTRADOR: Além de supervisionar as atividades do negócio, o administrador é o condutor, que precisa reunir certas habilidades conceituais, humanas e técnicas, a fim de alcançar resultados para a empresa. A tarefa dele é manter as atividades funcionando e aumentando gradativamente em termos de eficácia e eficiência. As funções básicas de um administrador são: planejar, organizar,dirigir e controlar.
AMBIENTE EMPRESARIAL: O ambiente representa todo o universo que envolve externamente a empresa, é o contexto no qual ela está inserida. É a própria sociedade que é constituída de outras empresas e organizações, clientes, fornecedores, concorrentes, etc.

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: Constitui o conjunto de objetivos e políticas principais capazes de guiar e orientar ocomportamento global da empresa no longo prazo, em relação ao seu ambiente externo.

Definições segundo publicação Anhanguera
EMPRESA: Uma empresa nada mais é do que um agrupamento de seres humanos. Uma organização humana, com atribuições de atividades e de responsabilidades entre os vários seres humanos que a compõem de modo que se possam atingir objetivos previamente determinados. Um sistema deorganização, sempre orientado para a consecução e o atingimento de objetivos determinados.
ADMINISTRADOR: O administrador é responsável por gerenciar, controlar e dirigir empresas públicas ou privadas, tendo como objetivo maior produtividade e lucratividade. Para se chegar a isso, ele precisa avaliar os objetivos organizacionais e desenvolver as estratégias necessárias para alcançá-los.
AMBIENTEEMPRESARIAL: conjunto de elementos e suas propriedades relevantes que não fazem parte do sistema, mas cuja mudança pode produzir uma mudança no estado da empresa.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: caminho pela qual uma organização deve seguir, no futuro, para atingir seus objetivos, concentrando-se na análise do ambiente externo.

Definições segundo Administração – Teorias e Processo
EMPRESA: É umaarticulação ou arrumação deliberada de pessoas, que visa realizar um ou mais propósitos específicos usando determinada tecnologia.
ADMINISTRADOR: É quem tem a função de planejar, organizar, dirigir e controlar a empresa, sempre relacionado aos resultados desejados.
AMBIENTE EMPRESARIAL: São fatores externos e internos da empresa que tem probabilidade de impactar no desempenho individual, da equipee da empresa, como mudanças tecnológicas, ações de competidores, entre outros.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: É a maneira de orientar os esforços futuros da organização a fim de tirar proveito das potencialidades e reduzir as fragilidades da empresa, articulando o que a empresa pretende fazer para alcançar o seu propósito.

Definições segundo Grupo:
EMPRESA: São organizações, públicas ou privadas,que tem por objetivo o lucro e o desenvolvimento dela mesma, visando benefícios para ela e para a sociedade.
ADMINISTRADOR: São profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de situação.
AMBIENTE EMPRESARIAL: É o ambiente onde toda empresa vive, onde está instalada, onde vende seusprodutos e serviços. Nele existem forças externas que afetam a capacidade da administração de desenvolver e manter seu desempenho.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: É um conjunto de planos da administração de uma empresa para alcançar resultados de acordo com a missão e os objetivos gerais da organização, levando em conta seu ambiente externo.

Considerações finais

As Empresas são empreendimentos...
tracking img