Desafio entre teoria e pratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA

NA FORMAÇÃO DOCENTE













Vitória da Conquista – Bahia
2012
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE










Artigo apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC EAD),Vitoria da Conquista - Bahia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Licenciado(a) emPedagogia.













Vitória da Conquista – Bahia
2012
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE


ANA NERE FERREIRA MOREIRA





RESUMO

O artigo aborda o tema Relação Teoria e Prática na Formação Docente. O objetivo é analisar a formação docente e os desafios entre a teoria e a prática pedagógica. Toma como referências bibliográficas Arroyo (2001), Brandão (1981),Cunha (2005), Fávero (1992), Fiorentini (1998), Guimarães (2004), Masseto (2000), Piaget (1997), Pimenta (2002), Schaffel (2000). Ressalta a importância do saber da experiência como saber construído na prática do professor. Conclui reconhecendo que a sistematização dos saberes docentes poderá contribuir para a construção de uma identidade profissional dos professores.

Palavras Chaves: Formação,docente, teoria, prática, saberes.
.
ABSTRACT

The article discusses Value Theory and Practice in Teacher Education. The objective is to analyze teacher education and the challenges between theory and pedagogical practice. It takes as references Arroyo (2001), Brandão (1981), Cunha (2005), Favero (1992), Fiorentini (1998), Guimarães (2004), Masseto (2000), Piaget (1997), Pepper (2002), Schaffel(2000). Emphasizes the importance of knowing how to learn from the experience built in teacher practice. It concludes by recognizing that the systematization of knowledge can help teachers to build a professional identity of teachers.

Keywords: Training, teaching, theory, practice, knowledge.











INTRODUÇÃO

O aprendizado não pode prescindir da teoria e da prática.Aprender significa estar apto a fazer. Para isso é necessário que se conheça os fundamentos (teoria), mas que se desenvolvam as habilidades necessárias à transformação desses fundamentos em ações do dia-a-dia, através da prática, desenvolvendo aptidões. O objetivo deste artigo é analisar a formação docente e os desafios entre a teoria e a prática pedagógica
As teorias e as práticas devem terrelações diretas durante a formação do professor, as quais são aprendidas durante o curso de formação de professores e nas práticas cotidianas ligadas a função do educar. Contudo, um dilema se apresenta quando o profissional da educação inicia suas funções: uma crise de identidade. Essa crise fica evidente em suas práticas desenvolvidas no interior da sala de aula.
Para que o professor sejareconhecido como o grande agente do processo educacional é necessário investir nele, pois todos os aspectos materiais oferecidos por qualquer instituição não se compara a importância do papel do professor. Dessa maneira, a qualidade de sua formação é essencial para a transformação da educação e do ensino.
Teoria e prática sempre estiveram dissociadas nos cursos de licenciatura, o que causavao empobrecimento da prática. Essa dissociação está presente em várias áreas do conhecimento e é valorizada pela sociedade capitalista, que privilegia a separação entre o trabalho intelectual e manual. Daí a necessidade de estudar esta relação para a formação do professor como um agente de transformação da realidade social. Segundo Pimenta e Lima (2004, p.43):
O papel dateoria é iluminar e oferecer instrumentos e esquemas para análise e investigação que permitam questionar as práticas institucionalizadas e as ações dos sujeitos e, ao mesmo tempo, elas próprias em questionamentos, uma vez que as teorias são explicações provisórias da realidade.
Assim, as teorias oferecem subsídios para a realização da prática docente. Enquanto que a prática são as formas...
tracking img