FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

4568 palavras 19 páginas
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

Resumo

Este artigo apresenta a importância de repensar à formação do professor, e, diante disto surge à necessidade de refletir qual a responsabilidade que a mesma tem na atual situação educacional Brasileira. O trabalho docente ao longo dos anos vem ganhando um novo significado, adquirindo novos paradigmas, novas concepções. O grande desafio dos professores atualmente é tentar assumir uma nova dimensão da sua prática pedagógica. No entanto, é necessário que os processos de formação docente acompanhem na prática os avanços ocorridos teoricamente.
Palavras-chave: formação docente pratica pedagógica, teoria.

INTRODUÇÃO
A formação docente bem como os desafios entre teoria e a prática, são as temáticas centrais deste artigo. Desta forma o presente trabalho foi elaborado a partir do conhecimento construído através de pesquisas de teorias e revisões bibliográficas, pesquisas na internet e do aprendizado adquirido ao longo da formação e atuação docente.
A educação é um processo histórico e universal que procura reafirmar a condição do homem como um ser que se distingue de todos os outros, no conjunto da natureza. Atualmente a sociedade exige uma educação de qualidade comprometida com mudanças e transformações sociais.
“A educação não pode se divorciar de seu destino, de seu objetivo: o homem e o mundo. A visão sistêmica, não fragmentada do homem, corpo-mente-espírito, não pode ser seccionada. A educação não pode se contentar com objetivos limitados a partes dessa unidade, não pode endereçar seus objetivos apenas para situar o homem no mundo material. Somos uma totalidade; então a educação no mundo deve voltar-se para a totalidade.” (Hannas Pereira).
Diante disto, é tarefa da educação lidar não somente com os instrumentos essenciais da aprendizagem, leitura, escrita e cálculo, mas com conteúdos educativos como valores e atitudes, bem como com a

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas