Desafio de psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Uni-ANHANGUERA Centro Universitário de Jaraguá do sul SC Curso de Serviço Social

Desafio de Aprendizado de Psicologia Social e Serviço Social

Acadêmicos: Anna Maria Carvalho Kanzler
Francine Custodio Paes Niuza Diniz PenaJARAGUÁ DO SUL, OUTUBRO DE 2011

Desafio de Aprendizado de Psicologia Social

Professor EAD: Ma. Karem A. G. Rojas
Professor Tutor Presencial: Carla Möglich
Pólo: FATEJ
Cidade: Jaraguá do sul
Semestre: 4° fase
Curso: Serviço Social

Acadêmicos: Francine Custodio Paes RA.4046171714
Ana Maria Carvalho KanzlerR.A. 2039972878
Niuza Diniz Pena R.A. 2027976584

Cada um de nós seres humanos, ao nascermos nos deparamos com a necessidade de aprendizagem dos vários comportamentos que irão nortear a nossa vida e a dos outros. Ao nascer a criança possui apenas potencialidades de tornar-se humana.
Ao interagir com outros, passa por váriasexperiências e vai sendo socializada E é no contato com esse outro que certamente, ao longo de nossa trajetória, iremos apreender a vida, participando da manifestação dos comportamentos sociais. Estaremos formando impressões sobre as outras pessoas e sobre nós mesmos. Dando sentido às relações sociais e percebendo sua influência em nossas decisões e em nossasatitudes. Desenvolvemos então nossa percepção sobre determinados fatos, padrões e valores que farão parte da nossa interação social. Percepção, conforme Gregory, são “construções elaboradas a partir de fragmentos flutuantes dos dados sinalizados pelos sentidos e obtidos dos bancos de memória do cérebro.”
Os dois principais elementos envolvidos nos processosperceptivos são o estímulo e o contexto. - O estímulo, ou o objeto percebido; - O contexto, ou a situação que impele a atribuição de significados aos objetos percebidos.
Asinformações que possuímos sobre o outro nem sempre são claras, o que permite supor que os fatores contextuais devem exercer um importante papel na percepção do outro.
A Psicologia Social identificou alguns elementos subjetivos que interferem na percepção do outro.
Na argumentação de Kruger destacamos: - a seletividade –nem todos os elementos de uma dada realidade são percebidos da mesma forma; uma certa ordem e significado – possuímos uma série de Teorias sobre a realidade social e as usamos em várias situações; -a formação de impressões – segundo Asch, há dois importantes fatores na formação da impressão: o efeito primazia (traços iniciaisapresentados) e o da centralidade (certos traços centrais que, se forem devidamente informados são capazes de modificar substancialmente a impressão que formamos sobre as outras pessoas); -categorização ou aplicação de rótulos verbais aos objetos que se apresentam no mundo.
Há que se considerar dois elementos no processo de categorização dos objetos sociais, que não é simples:
-anatureza dos próprios objetos (o grau de similaridade com os protótipos armazenados na memória; as características do percebedor.
Precisamos trabalhar nossa Percepção Social exaustivamente para que, sempre que necessário, tenhamos mudanças de atitudes, para vencer todo e qualquer Preconceito em favor da universalidade de direitos e da emancipação Humana.
Em nosso cotiano, vemos diferentes formas de...
tracking img