Desafio de fundamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
SERVIÇO SOCIAL
4° SEMESTRE
Desafio de Aprendizagem


Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III
Análise dos acadêmicos, apresentado como forma de avaliação para a disciplina de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III, sob a orientação da preceptora Michelle Lustosa.

Pólo de Feira de Santana2012.2
RELATÓRIO FINAL
Introdução

O Serviço Social é uma profissão, cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social. Tem contribuições da sociologia, psicologia, economia, ciência política, antropologia, ética. O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das CiênciasHumanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.
O Assistente Social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua naformulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
O Serviço Social buscou em meio às décadas se configurar como uma profissão que agisse de forma integral com o individuo social. Grandes foram às dificuldades , pois o mesmo nascera do berço da caridade filantrópica e se desfazer dessesideais custou preço para mudanças e rupturas para a consolidação de uma verdadeira profissão para uma sociedade.
Frente às transformações do mundo globalizado está inserido o assistente social para encontrar respostas sólidas as especificidades da questão social, sendo esta, segundo Neto, O conjunto de problemas políticos, sociais, e econômicos que são reclamadas pela classe operária no curso daconsolidação do capitalismo.

DESAFIO ENCONTRADOS NA PROFISSÃO
“(...) um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo".(2001:20)
“(...)osassistentes sociais são desafiados neste tempo de divisas, de gente cortada em suas possibilidades de trabalho e de obter seus meios de sobrevivência, ameaçada na própria vida” Iamamoto (p.18).
Assim o desafio do Assistente Social nos dias de hoje é desenvolver propostas de trabalho criativas e inovadoras, que sejam capazes de concretizar direitos sociais da população usuária. Dessa formapodemos dizer que nossa perspectiva de ação tinha enquanto objetivo, a busca pela efetivação dos direitos sociais dos usuários na saúde pública, visando a ampliação dos canais de participação no âmbito institucional.
Atualmente muitos profissionais vêem o trabalho cotidiano como um grande obstáculo que lhes impede a um exercício profissional comprometido com o projeto ético político. No entantocabe ao Assistente Social, sem a pretensão de uma postura messiânica, racionalizar esse fazer burocrático e pontual, vislumbrando alternativas de ação coletivas para o cotidiano da instituição onde se insere.
Estamos na era do grande capital financeiro, onde cresce o desemprego. Mais uma vez este tempo traz como desafio ao assistente social a luta dos trabalhadores por sobrevivência, estando cadavez mais difícil um trabalho estável. Aumenta ainda, contudo, a exclusão social de jovens, mulheres e crianças.
Na busca de garantir uma prática diferenciada, cabe ao profissional desenvolver no seu exercício profissional cotidiano, a prática da pesquisa junto à população usuária, para melhor conhecer o perfil dos usuários do plantão bem como melhor conhecer a realidade onde atuam; objetivando...
tracking img