Desafio de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia
Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente « amor à sabedoria ») é o estudo de problemas fundamentais relacionados àexistência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se daspesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a análise conceptual, as experiências de pensamento, a argumentação lógica e outros métodos a priori.
Princípios de Filosofia
Princípios de filosofia é uma obra de René Descartes. É uma obra vasta dividida em quatro partes. A primeira delas trata dosprincípios do conhecimento humano; a segundaparte da obra reflete sobre os princípios das coisas materiais; a terceira por objecto o estudo da composição do universo; e a última o estudo da estrutura da terra.
Objectivos da obra
Descartes escreve os Princípios da Filosofia com o objectivo didáctico de serem lidos e estudados nas escolas em substituição do ensino escolástico. Este livro assume-se como um texto de propedêutica filosófica maisdo que de desenvolvimento e aprofundamento de questões metafísicas, por isso, esta obra é exposta na forma de artigos em que apresenta em grandes linhas o seu pensamento.
Fiel ao seu propósito, Descartes começa por pôr em causa todas as certezas e convicções, mesmo as que tomamos por inquestionáveis, para a seguir nos conduzir na gingantesca tarefa de reconstruir todo o universo do saber humano,apenas com base nas verdades mais simples e evidentes que o nosso espírito é capaz de conhecer.
A filosofia de Descartes é uma filosofia difícil, exige esforço e concentração por parte de todo aquele que pretenda compreender o seu alcance e a sua originalidade.

 A importância da Filosofia
A maioria das pessoas manifesta certo descrédito em relação à utilidade da filosofia para a sociedade.Geralmente ouve-se dizer: "É algo demasiado abstrato", "Isso é coisa de doidos", "Filosofia... o que é isso?", "Coitadinho... aquele ali diz que a sua paixão é a filosofia", e por aí em diante. Basicamente, porque acreditam no seguinte: A Filosofia não serve para nada.
Ora, tal idéia é absolutamente errada. Um dos elementos caracterizadores da filosofia é a argumentação. Esta é mesmo o elementoessencial da filosofia, sem o qual não era possível discutir os problemas que coloca. Basicamente, argumentar não é mais nem menos do que aquilo que fazemos todos os dias, de uma maneira ou de outra. Mas, uma das vantagens de se argumentar, não é apenas a de as pessoas, a partir de perspectivas e opiniões diferentes, chegarem a um consenso, ou o de evitar a violência física quando existem desacordos,mas, sobretudo, o de eliminar muitos dos nossos preconceitos, muitos deles, idéias erradas acerca da realidade e que não estamos interessados em modificar. Se pela argumentação, é possível melhorar as nossas idéias, onde a crítica argumentativa que os outros nos dirigem exerce aqui um papel fundamental, e dado que as nossas decisões e ações se baseiam naquilo que pensamos, então, a argumentação éessencial para nos ajudar a tomar melhores decisões e a agir melhor. Por aqui se pode perceber que, afinal, a filosofia sempre serve para alguma coisa. Por outro lado, os problemas que a filosofia coloca ajudam-nos a compreender melhor o mundo que nos rodeia e a tomar uma atitude crítica em relação às respostas ou soluções que vão sendo apresentadas para os problemas da sociedade, com vista apoderem ser melhoradas, no fundo, com o objetivo de alcançarmos um mundo cada vez melhor para todos.
As principais características da Filosofia
A reflexão filosófica surge no século VI a. C., na Grécia, em contraposição à narrativa mítica. Um novo conceito de verdade sobre a realidade substitui, assim, o modelo baseado na tradição oral dos poetas, autoridades portadoras da vontade dos deuses....
tracking img