Desafio de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - FACNET

DESAFIO DE FILOSOFIA

LOLITA

PEQUENA MISS SUNSHINE

Taguatinga/DF
Setembro de 2011

LUANA GONÇALVES DE OLIVEIRA - RA: 3364546178
NALVA DOS SANTOS ALMEIDA – RA 3345556225
MARILENE COSMIRO RIBEIRO DA SILVA – RA 3373596061
RITA DE CÁSSIA DA SILVA SOARES – RA 3345572522
LEILAINE MARIA DOS SANTOS RODRIGUES – RA3317514482

ARTIGO SOBRE OS FILMES

LOLITA
E
A PEQUENA MISS SUNSHINE

Trabalho apresentado a Professora Ma. Mariciane Mores Nunes
da disciplina de FILOSOFIA, da turma 1ºA, do curso de PEDAGOGIA/LETRAS

Anhanguera - Facnet
Taguatinga/DF – Setembro de 2011
RESUMO

Este artigo tem como objetivo favorecer a aprendizagem de conhecimentos sobre o fundamento histórico-filosóficos daEducação Infantil. Assim, o artigo filia-se a uma nova ênfase da antropologia contemporânea, aquela que recupera os estudos sobre a infância em outras sociedades a partir de concepções de Pessoa e da participação ativa da criança em sua própria inserção na vida social, recusando a visão da socialização como meio de inserir em “imaturos”, que imitam e minimizam a vida adulta, valores e comportamentossocialmente aceitos.
(palavra chave: infância; instituição família; sexualidade infantil; educação)

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o escopo de reflexão sobre os pilares históricos-filosóficos da educação e conceito de infância, retratando as transformações na estrutura da família. Portanto, hoje em dia, podem-se observar algumas marcas deixadas pela suas origens.
Ao se deparar, notar-se-ãoque os últimos anos surgiu um fenômeno um tanto perigoso: “a garotinha sensual”, que é uma forma bastante comum no mundo da mídia atual, a ninfeta com rosto de criança e algumas curvas salientes que surge de modo provocativo em capas de revistas para adolescentes. Esse fenômeno tem sido comemorado e ao mesmo tempo repudiado e, serve como ponto de partida para debates acalorados sobre gênero,sexualidade, definições de infância e critérios para padrões sociais e aceitabilidade.
O sexo e a sexualidade são coisas normais, naturais e maravilhosas, mas diferentes. Nesse aspecto é importante reconhecer a infância como um período de aprendizado e de crescimento e admitir que adultos afetuosos, comprometidos e responsáveis possuam a responsabilidade de orientar as crianças para que tenham uma vidaadulta pautada na seriedade.

LOLITA E A PEQUENA MISS SUNSHINE

A formosura e vaidade que o mundo contemporâneo admira e tem possui como referência, estes são os perfis das meninas que ainda estão entrando na fase da pré-adolescência, se enquadrando naquilo que conhecemos como perfil “Lolita”. Influenciadas pela mídia por meio de videoclipes e ensaios fotográficos, instigadas pelo comércioferoz, aprovadas por boa parte da sociedade, elas deixam de viver uma fase importante da vida para se entregar a iniciação da sedução, da provocação, tornando-se objeto de desejo, cobiça masculina. Tudo isso sem nem ter ainda consciência de estar atraindo para si olhares masculinos com estímulos sexuais.
A Lolita, uma personagem, cuja sexualidade é complexa, como muitas adolescentes ela ésexualmente curiosa, mas não possui nenhum controle sobre seu relacionamento com Humbert, um adulto e abusivo e maquiavélico. Lolita é uma garota especial que seduz sem tem conhecimento de seu potencial, um charme avassalador, sem deliberações, um tanto sugestivo.
Lolita excita justamente por estar na pré–adolescência e descobrindo a própria sexualidade, o que acaba despertando o interesse de seupadrasto, professor Humbert. Após a morte da mãe de Lolita, a mesma tem relações sexuais à noite com seu padrasto, mas durante o dia posam de pai e filha. Tal fato faz alusão a pedofilia, fenômeno este que infelizmente está virando cotidiano em alguns países emergentes.
É importante que os adultos levem a sério esse efeito: não para patrulhar ou castigar essas meninas, mas para trabalhar em conjunto...
tracking img