Desafio de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Universidade Anhaguera-Uniderp

OS ROSTOS DA INFÂNCIA

Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.

Alunas e RA:

Introdução

O objetivo principal desse artigo é analisar as fases da infância e como ela tem sido vista e de que maneira tem evoluído.
Otema procura investir na problematização das diferentes infâncias a fim de provocar posturas críticas e reflexivas sobre a globalização da infância.
Este artigo mostra como tem sido o ensino no Brasil e a diferença entre as gerações, procurando mostrar que existem leis que asseguram o direito ao ensino de qualidade, mas nem todas as leis são cumpridas, falta da população a devida cobrança e ointeresse pelos seus direitos.
A criança conquistou o direito a ter infância no dia 13 de julho de 1990, com a criação do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90).

“Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, aolazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”

A Ciência tratou de categorizar, de estabelecer etapas, fases, sentimentos e pensamentos adequados para cada idade, como se A Infância fosse única. Estabelecendo um desenvolvimento normal, sustentou pedagogias e tecnologias de disciplinamento que se propunham a garantir o cursoesperado. O infantil constituiu-se “... como ‘o outro’ do adulto [e] não foi somente objeto de teorias que se aplicaram a dizer a verdade de sua identidade; foi também objeto de práticas culturais e educativas, destinadas a modificar sua economia no real e a mudar seu futuro” (CORAZZA, 2000, p. 25).

É direito e deve ser cumprido
Os pais de uma criança possuem um papel fundamental nodesenvolvimento psicológico da criança, além de serem os responsáveis pela sustentação dela.
Toda criança possui certas habilidades ou traços, algumas delas valorizadas pelos pais, outras valorizadas pela sociedade onde a criança vive. As características valorizadas em uma criança é viver amigavelmente com outras pessoas, agir inteligentemente e de maneira responsável, e saber se comunicar. Essashabilidades são essenciais para a vida da criança dentro de uma sociedade, e os pais possuem grande influência no desenvolvimento destas características.
Já outras habilidades e traços são valorizados apenas por certas culturas. Por exemplo, nos países desenvolvidos e em vários países em desenvolvimento, espera-se da criança que ela aprenda eventualmente a ler e a escrever. Uma criança incapaz deadquirir esta habilidade pode ser vista como anormal. Porém, em vários países em desenvolvimento, espera-se muitas vezes que uma criança ajude seus pais a sustentar sua família. Tais crianças são consideradas muitas vezes normais - na sociedade onde elas vivem - se elas adquirem as habilidades necessárias para trabalhar e sustentar a sua família, bem como não são vistas como anormais se não sabem ler eescrever. Certas culturas como a "cultura ocidental" vêm o sexo masculino e o sexo feminino como iguais - ambos possuem os mesmos direitos - e meninos e meninas são criados igualmente.
Espera-se mais responsabilidade e maturidade da criança quando esta passa a ir à escola regularmente - a partir dos seis ou sete anos de idade. As crianças passam a frequentar regularmente um lugar onde regrasexistem que devem ser cumpridas - e onde os padrões de comportamento não mudam de um dia para o outro.
Toda criança tem direito de frequentar uma escola, é isso que o Estatuto da Criança e do Adolescente asegura , garantir os direitos e deveres que devem ser cumpridos seja
São dois os principais documentos norteadores da educação básica: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei...
tracking img