Tv digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OPORTUNIDADES E DESAFIOS
COM A POPULARIZAÇÃO DA TV DIGITAL

Caxias do Sul
2010

OPORTUNIDADES E DESAFIOS
COM A POPULARIZAÇÃO DA TV DIGITAL

Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do Grau de Bacharel em Sistemas de Informação da Universidade de Caxias do Sul.

Everaldo Cescon
Orientador

Caxias do Sul
2010

1. IntroduçãoFim dos chuviscos, dos fantasmas, da interferência, da variação de cor. Áudio limpo, do mínimo estéreo ao som rico em efeitos especiais. Sinal constante e firme, sem queda ou dificuldade para captação, seja em casa ou indo para o trabalho. Essa é a principal mudança proposta pela TVD (TV Digital).

O “carro-chefe” destas mudanças que a TV digital traz diz respeito à resolução da imagem:quando exibida num televisor compatível com a alta definição (os chamados HD, High Definition, em inglês), a qualidade da imagem digital é seis vezes melhor que o padrão atual da televisão brasileira. O áudio digital também não fica pra trás e é uma evolução. O som estéreo, possível nas televisões atuais que têm duas caixas, uma de cada lado do aparelho, poderá ser melhorado para o chamado 5.1,comum no cinema atual. A mobilidade é outra inovação: o novo sinal poderá ser captado por dispositivos móveis – minitvs instaladas em ônibus e carros, por exemplo, além das pen TVs, para computadores – e portáteis, como os celulares. Ter que chegar em casa para não perder o programa favorito será coisa do passado.

Toda essa nova tecnologia, trará muitas oportunidades, não só para os usuárioscomuns que desfrutarão de melhor qualidade som e imagem, mas também para organizações que possam tirar proveito desta nova forma de ver televisão. Nesta pesquisa, será discutido tantos aspectos técnicos da TV Digital, quanto aspectos de negócio e tudo que envolverá a adoção desta nova tecnologia no território brasileiro.

2. Questão de Pesquisa

A fim de direcionar o estudo para umaanálise crítica, a seguinte questão é proposta:
Quais as possibilidades e desafios criados pela TV Digital no Brasil ?

3. Objetivos

3.1 Objetivos gerais.

Realizar uma análise crítica, tanto social, quanto econômica, sobre as possibilidades e desafios a serem superados pela TV Digital no território brasileiro.

3.2 Objetivos específicos.

- Analisar eidentificar quais são as diferenças da TV Analógica para a TV Digital e como isso muda a forma dos usuários usufruírem desta nova forma de transmissão;

- Realizar a revisão bibliográfica do conteúdo relacionado à TV Digital;

- Analisar possíveis impactos desta nova tecnologia no cotidiano das pessoas;

- Analisar e propor soluções para os desafios a serem encontrados nasorganizações que estarão participando ativamente desta nova tecnologia (empresa de serviços, comércio, indústria, governo)

4. Revisão Teórico – Bibliográfica

No Brasil, a televisão além de entreter, possui um papel fortemente integrador. A presença nos lares brasileiros vem sendo fundamental como agente de cultura, lazer e exercício da cidadania. A televisão brasileira é uma das maiores domundo tendo presença em mais de 90% dos domicílios e, dentre esses, 80% recebem exclusivamente sinais da televisão aberta. É de se esperar que a TV Digital venha a ter o mesmo tipo de penetração popular.
Apesar de ter, aparentemente, um caminho aberto, é visto que a TV Digital ainda não está difundida na população brasileira como se esperava. A tecnologia é inovadora, traz muitaspossibilidades e oportunidades, não somente com as promessas de interatividade para a grande massa da população que irá utilizar, mas também para todos os setores da economia. Mas, como afirma Ricardo Tortorella, diretor da fabricante de chips para TV digital da STMicroelectronics, sinal ruim e desinformação fazem TV digital brasileira não decolar mesmo após três anos da estréia (2 dez. 2007)....
tracking img