Desafio de direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A questão do trabalho infantil no Brasil sempre foi um problema sócio-econômico. Muitas famílias de baixa renda optam por tirar seus filhos da escola, para ajudar no orçamento doméstico. Alem destes casos temos também o abandono infantil, levando a criança alem de trabalhos desumanos, também a marginalidade.
Estas crianças sem saber e muitas vezes sem o direito de escolha abremmão de seus direitos fundamentais para seu crescimento intelectual forçando-o ao despreparo de um futuro profissional, e o obrigando a trabalhos muitas vezes indigno, ou a marginalidade.
Temos leis e normas jurídicas especificas que para este foto que ocorrem em todo país.
A Constituição Federal de 1988 nos artigos 227 e 228 nos falam dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, quefoi um grande passo em relação aos jovens, que pouco espaço tinham nas constituições anteriores.
O Estatuto da Criança e do Adolescente Lei 8.069 de 13 de julho de 1990, que trata dos diversos temas ligados aos jovens e em especial no que se relaciona ao trabalho infantil temos o capítulo V Art. 60 a 69.


Etapa 1:




Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas no crime organizado.


É fato que esta falha para com nossas crianças já vem de décadas e já nos foi contada em musicas como:

Pivete
Chico Buarque /Francis Hime / 1979

O meu guri
Chico Buarque/1981

Filmes já contaram histórias de nossos jovens:

Pixote a Lei do Mais Fraco
Um dramabrasileiro de 1981 dirigido por Hector Babenco.

O filme mostra os mais cruéis retratos da realidade nas ruas da cidade de São Paulo , onde crianças têm sua inocência retirada ao entrarem em contato com um mundo da marginalidade onde suas vidas se cruzaram com as drogas, crimes , prostituição e violencia.
Depois de uma ronda policial, crianças de rua - incluindo Pixote - são enviados para umreformatório de delinquentes juvenis (FEBEM). A prisão é uma escola infernal onde Pixote cheira cola como fuga emocional para as constantes ameaças de abuso e estupro. Logo fica claro que os jovens criminosos são apenas joguetes para os sádicos guardas da Febem e para seu diretor.Quando um menino morre por abuso físico por parte dos guardas, estes procuram jogar a culpa do assassinato em outromenino, o amante de Lilica (Jorge Julião), um garoto homossexual. Convenientemente, o amante de Lilica também "morre", com a ajuda dos guardas. Logo depois, Pixote, Chico (Zenildo Santos), Lilica e seu novo amante Dito (Gilberto Moura) encontram uma oportunidade de fugir da prisão. Primeiro eles permanecer no apartamento de Cristal (Tony Tornado), um ex-amante de Lilica, mas quando surgem tensõesentre eles e Cristal, o grupo vai para o Rio para fazerem uma negociação de cocaína com uma stripper conhecida de Cristal. Chegando lá, porém, eles acabam sendo passados para trás pela stripper (Elke Maravilha), que acaba matando Chico e sendo esfaqueada por Pixote, o que se torna o primeiro assassinato cometido pelo menino.
Eles encontram Sueli (Marília Pêra), uma prostituta abandonada pelo seucafetão, e que acabara de fazer um aborto clandestino. Juntam-se a ela para roubar os clientes da prostituta durante os seus programas, mas o clima começa a ficar tenso quando Dito e Sueli ficam atraídos um pelo outro, causando profundo ciúme em Lilica, que acaba abandonando o grupo quando presencia Dito e Sueli fazendo sexo. O esquema de roubo acaba dando errado quando um americano que vai fazerum programa com Sueli reage inesperadamente quando Dito anuncia que vai assaltá-lo (porque aparentemente ele não entende Português), e os dois se atracam. Pixote, ao tentar acertar o americano, erra e acaba acertando e matando Dito, para desespero de Sueli. O americano também é morto por Pixote.
Desolados, Pixote e Sueli estão agora sozinhos no mundo. O menino tenta buscar o carinho de Sueli,...
tracking img