Desafio direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
| 2011 |
| DESAFIO DE APRENDIZAGEM l |

DIREITOS HUMANOS |

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
PÓLO DE APOIO PRESENCIAL:
DICIPLINA: DIREITOS HUMANOS
PROFESSOR TUTOR EAD:
PROFESSOR PRESENCIAL:
DATA: 02/11/2011
PERÍODO: 02/2011

EQUIPE:

INTRODUÇÃO

Neste estudo abordaremos temas como o direito humano no Brasil em decorrência do grande número decasos de violência contra os indivíduos, em relação aos direitos fundamentais garantidos ao cidadão pela constituição brasileira.
Discorremos sobre a exploração do trabalho infantil, o analfabetismo, a violência entre jovens e adolescentes e ainda a falta de estrutura do Estado para recuperação dos jovens corrompidos pelo mundo do crime por falta de oportunidade, por falta de competência dosgovernantes.
...”que a polícia brasileira desrespeita os direitos humanos e comete abusos como maus-tratos, tortura e assassinato de pessoas presas. O texto também se refere ao problema do trabalho escravo e do trabalho infantil. A crítica dos Estados Unidos ao Brasil faz parte de relatório que o governo americano elaborou sobre a situação dos direitos humanos em 194 países”. (Gilberto Costa,Repórter da Agência Brasil)
Podemos perceber que classe mais pobre do país é a que sofre com a questão dos direitos humanos, pois são os menos respeitados em todos os sentidos, ora por não terem formação, as vezes por não se vestirem adequadamente, ou seja as condições sociais de um individuo no Brasil, infelizmente tem ficado em segundo plano para os governantes.
De acordo com a constituição brasileiraé direito do cidadão à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade e não é bem isso que ocorre em nosso país.

DESENVOLVIMENTO

Em relação às duas situações expostas, podemos apontar o quesito “C” como resposta que diz “Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país.”
Há relação entre o gráfico e a charge pois ambos,demonstram a falta de ética dos políticos com as pessoas. Percebemos a ausência dos direitos fundamentais dos seres humanos garantidos pela constituição brasileira, como: a liberdade, a segurança, a moradia, a alimentação, o bem estar, a igualdade entre outros.
Vemos o desrespeito ao direitos humanos, ou seja, as pessoas ficam a mercê de uma sociedade que discrimina, marginaliza, e acima de tudoque deixa a classe menos favorecida entregue a sua própria sorte.
Sendo assim começamos a nos perguntar se a legislação realmente existe, pois nas situações cotidianas vemos essa lei sendo utilizada em beneficio de uma minoria. E essa parte da sociedade que é privilegiada passa a ser vitimas das pessoas que não tem direito fundamental nenhum garantido.
A Legislação brasileira tem muito efeito nopapel, mas no que diz respeito as pessoas menos favorecidas está longe de ser cumprida.
“A violência e o crime têm se tornado problema cada vez mais agudo, especialmente nas grandes cidades. Para muitos, os principais responsáveis por essa sensação generalizada de insegurança são os jovens. A reação mais comum, não apenas do público, mas de muitas autoridades e de parte da imprensa, é culpar oEstatuto da Criança e do Adolescente, pedir mais polícia, e, especialmente, mais cadeia. Só com a prisão a paz seria restabelecida.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, infrações leves devem ser punidas, preferencialmente, com medidas que ofereçam oportunidade de educação e reinserção do jovem na sociedade. Nesses termos, a medida de internação só deve ser aplicada naimpossibilidade de outra medida e naqueles casos em que se comprove grave ameaça, reiteração no cometimento da infração e descumprimento de medida imposta, seguindo os princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.” (artigo - quem são os menores criminosos).
O Brasil precisa de uma política social realmente eficaz e eficiente com políticos realmente...
tracking img