Desafio 1: pluralidade cultural e multiculturalismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO 1: PLURALIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO NO BRASIL

O que é a Pluralidade Cultural?
Pluralidade cultural é a existência de várias culturas.
Pode ser a pluralidade de religião (católicos, protestantes, islâmicos, entre outros), de nacionalidade (japoneses, italianos, brasileiros, entre outros) ou de cor (brancos, negros, mulatos, amarelos, vermelhos). É a pluralidade cultural quefaz do mundo um lugar rico.
Primeiro, o que é a cultura?
São as tradições, os costumes, os valores, as crenças,a educação, enfim, tudo o que é criado pelo homem.
Mas não é preciso ir longe para perceber esta pluralidade. Basta ir ao bairro do Bexiga (tradicional bairro de imigrantes italianos), ou ao bairro da Liberdade.
A pluralidade cultural é muito presente em nosso dia-a-dia, é apluralidade que torna cada ser único e diferente.
O tema da Pluralidade Cultural busca contribuir para a construção da cidadania na sociedade pluriétnica e pluricultural. Tendo esse objetivo maior em vista, devemos:

• conhecer a diversidade do patrimônio etno-cultural brasileiro, tendo atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direitodos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia;

• valorizar as diversas culturas presentes na constituição do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira;

• reconhecer as qualidades da própria cultura, valorando-as criticamente, enriquecendo a vivência de cidadania;

• desenvolver uma atitude de empatia esolidariedade para com aqueles que sofrem discriminação;

• repudiar toda discriminação baseada em diferenças de raça/etnia, classe social, crença religiosa, sexo e outras características individuais ou sociais;

• exigir respeito para si, denunciando qualquer atitude de discriminação que sofra, ou qualquer violação dos direitos de criança e cidadão;

• valorizar o convívio pacífico e criativodos diferentes componentes da diversidade cultural;

• compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade passível de mudanças.

O que é Multiculturalismo?
O multiculturalismo é um princípio que defende a necessidade de se ir além das atitudes de tolerância entre diferentes culturas num mesmo território ou nação.
Para os defensores do multiculturalismo, asdiferenças entre culturas que habitam um mesmo estado devem ser respeitadas e encorajadas, para que possa haver uma coexistência harmoniosa.
A idéia de multiculturalismo está associada a outros fenômenos contemporâneos como o pós-modernismo e o relativismo cultural.
Não há, no entanto, um consenso entre os pensadores desse tema sobre a sua definição.
São basicamente dois os conceitos mais utilizados demulticulturalismo: um diz que todas as culturas dentro de uma mesma nação têm o direito de existir mesmo que não haja um fio condutor que as una; outro conceito define multiculturalismo como uma diversidade cultural coexistindo dentro de uma nação em que há um elo cultural comum que mantenha a sociedade unida.
Falar de multiculturalismo é falar do manejo da diferença em nossas sociedades.
Noentanto, isto é ainda pouco para definir as implicações do termo.
Pois, ela remete não apenas a um discurso em defesa da diversidade de formas de vida existentes nas sociedades contemporâneas, mas a um conjunto de aspectos fortemente ligados entre si e que carregam a marca de um contencioso:
a) o reconhecimento da não-homogeneidade étnica e cultural dessas sociedades;
b) o reconhecimento danão-integração dos grupos que carregam e defendem as diferenças étnicas e culturais à matriz dominante do nation-building nessas sociedades – após o fracasso seja de políticas assimilacionistas, seja de políticas diferencialistas (baseadas na restrição de acesso ou mesmo na idéia de “desenvolvimentos separados”);
c) a mobilização dos próprios recursos políticos e ideológicos da tradição...
tracking img