Derivadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MACROECONOMIA
Produto = Renda = Despesa
Numa economia fechada e sem governo, a produção de bens finais terá apenas duas utilizações: ou será consumida pelas famílias (bens de consumo) ou será acumulada pelas empresas (sob a forma de bens de capital ou de variação de estoques). Desse modo, pode-se escrever que:
Y = C + It
Onde:
Y = Produto
C + Consumo das Famílias = Aquisição de bens deconsumo
It = Investimento total da Economia = Aquisição de bens de capital novos + Variação dos Estoques.
Por outro lado, sabe-se que toda a produção final gera uma renda de igual valor. Logo, Y = Produto = Renda. A renda, em uma economia fechada e sem governo, é totalmente apropriada pelas famílias e pode ter duas utilizações: ser usada para financiar a aquisição de bens de consumo ou ser poupada.Logo:
Y = C + S
Onde:
S (provém do inglês “saving” = Poupança
Substituindo Y por C + It, tem-se que:
C + It = C + S
Ou:
It =S
Portanto, neste tipo de economia, as poupanças realizadas pelas famílias é que financiam os investimentos totais realizados pelas empresas.
Numa economia aberta e com governo às poupanças das famílias devem ser acrescidas as poupanças do Governo e do Resto doMundo como fonte de financiamento dos investimentos. No tocante aos investimentos, eles podem ser efetuados pelas empresas e também pelo Governo (que também é um adquirente de bens de capital).
De que forma as poupanças das famílias financiam os investimentos realizados pelas empresas? Normalmente, á através do chamado mercado financeiro ou mercado de capitais. A renda não consumida é aplicada pelasfamílias na aquisição de ativos financeiros, tais como depósitos a prazo fixo, letras de câmbio, fundos de investimento bancários e outros, que rendem juros. As instituições financeiras utilizam os recursos captados das famílias dessa forma para empresas as empresas, que podem então efetuar seus investimentos.
Existem, entretanto, outras duas formas de financiamento das empresas que prescindem dautilização do mercado financeiro: os lucros retidos (não distribuídos) e a depreciação.
Nas atividades de produção de bens e serviços, o estoque de capital da economia sofre um desgaste físico parcial que é denominado Depreciação.
O Produto Bruto corresponde ao somatório do valor da produção de bens e serviços finais da economia, sem que se deduza deste total nenhuma parcela a título dedepreciação. No cálculo do Produto Líquido a dedução da depreciação deverá ser operada.
Portanto:
Produto Líquido = Produto Bruto – Depreciação
Ou
Produto Bruto = Produto Líquido + Depreciação

O conceito de depreciação introduz uma diferenciação entre investimento bruto e investimento líquido, que é dada pela depreciação:
Investimento líquido = Investimento bruto – Depreciação

PRODUTO INTERNOBRUTO (PIB) E PRODUTO NACIONAL BRUTO (PNB)
O produto interno bruto é o somatório de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional num dado período de tempo, valorizados a preços de mercado, sem levar em consideração se os fatores de produção são de propriedade de residentes ou não-residentes. Para sua efetivação, foram utilizados fatores de produção pertencentes aresidentes no país e a residentes no exterior.
O produto nacional bruto corresponde ao valor dos bens e serviços finais produzidos exclusivamente com o uso de fatores de produção de propriedade de residentes no país. Ou seja, o Produto Nacional possui uma parcela que é produzida no país e uma parcela que é produzida no exterior. Ambos correspondentes à produção com o uso de fatores de propriedade deresidentes.
Os fatores de produção de propriedade de residentes no país poderão receber do exterior: juros; lucros; royalties etc., logo, essa remuneração iremos considerar como Renda Recebida do Exterior.
Os fatores de produção oriundos do exterior poderão receber como remuneração dos residentes do nosso país: juros; lucros; royalties etc.
Se a renda recebida do exterior for maior que a renda...
tracking img