Departamento pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INDIA
ECONOMIA
em 1991, o produto interno bruto era de aproximadamente 301,4 bilhões de dólares, cerca de 330 dólares per capita. A unidade monetária é a rúpia indiana. Mais de dois terços da população depende da terra para viver. O cultivo principal é o arroz, alimento básico de grande parte da população, seguido pelo trigo. É um dos principais produtores mundiais de cana de açúcar, chá,algodão e juta. A criação de gado, em especial búfalos, cavalos e mulas, é uma característica destacada da economia agrícola, embora a falta de pastos e água implique em um rebanho de pouca qualidade. Embora muito pouco desenvolvida comercialmente, a pesca segue sendo uma atividade vital em algumas regiões, como o delta do Ganges e a costa sudoeste. A Índia se encontra entre os principais produtoresmundiais de mineral de ferro, carvão e bauxita, e produz quantidades significativas de manganês, mica, ilmenita, cobre e petróleo. Possui um setor industrial muito diversificado. A siderurgia e a metalurgia domina em termos de produção. A indústria têxtil — especialmente a de algodão — é um dos setores mais antigos e um dos mais importantes.
.ASPECTOS FISICOS

Geologicamente, o país consiste emtrês elementos distintos: o Himalaia, a Planície Indo Ganética, e o Planalto do Decan. Ao norte, como gigantesca barreira natural, ergue-se a Cordihleira do Himalaia que, com suas encostas escrapadas e as maiores elevações do planeta, isola completamente o país do resto da Ásia. De seus contrafortes, desce o maior rio indiano, o Ganges que desemboca no Golfo de Bengala, por intermédio de um vastodelta situado no Paquistão Oriental, onde confunde com as águas do rio Bramaputra.

Com os materiais trazidos do Himalaia, o Ganges construiu a planície Indo-Gangética, grande área de formação sedimentar, que se alonga de Nordeste para Sudoeste, com largura não superior a 300Km, uniforme, de altitudes modestas, de formação recente e extraordináriamente rica em aluviões, que se renovam a cadacheia d rio. A planície Indo-Gagética é a região vital do país.

Para o sul, estende-se o planalto do Decan, bloco triangular maçico, constituído por terrenos cristalinos vulcânicos, um dos remanescentes do continente de Gonduanda, que teria existido na Era Paleozóica. Trata-se da área profundamente acidentada, em cujos bordos se elevam montanhas escarpadas, com altitudes inferiores a 3Km: são osGates Ocidentais voltados para o mar da Arábia, e os Gates Orientais voltados para o golfo de Bengala. No sopé dessas elevações abrem-se planícies litorâneas, alongadas e geralmente estreitas. A noroeste, deabamentos tactônicos abriram uma fossa, junto ao quals se abrem os montes Vindia e Saputra.


ASPECTOS HUMANOS
A origem exata da maior parte do povo indiano é impossível de ser determinadapor conta da grande variedade de raças e culturas que invadiram e foram assimiladas no subcontinente.

Aproximadamente 7% do total da população pertence a mais de 300 tribos catalogadas.
A maior parte dos povos indianos não tribais tem características caucásicas e mostram uma considerável variação na cor da pele. Entre as tribos das montanhas setentrionais há características mongóis, como nocaso dos nagas; e entre os grupos tribais como os santal de Bengala ocidental há características australóides.

A Constituição indiana tentou erradicar o antigo sistema de castas, que tem negado durante séculos a oportunidade de avançar socialmente o estrato mais baixo do sistema: os intocáveis (ou harijans).

Na Índia vive 16% da população mundial; sua população (1994) é de 913.070.000habitantes, com uma densidade demográfica de aproximadamente 275 hab/km2. Embora as condições de vida tenham melhorado em muitas áreas, cerca de um terço da população vive abaixo do limite de pobreza.
A maior cidade é Bombaim, com uma população (1994, incluindo a área metropolitana) de 14.500.000 habitantes. Outras cidades com mais de 1 milhão de habitantes são Ahmadabad, Bangalore, Calcutá, Déli,...
tracking img