Densidade do vinagre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIENCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
PROFESSOR: Msc. Alan Patrick da Silva








RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Determinação da densidade e da acidez total do vinagre.
Determinação do teor de hidróxido de sódio na soda caustica.








Acadêmica: Camila R Savaris
Fernanda I Matos
Patrícia D S.Santos
Stéfani P Azevedo



Maringá, setembro de 2011
1. INTRODUÇÃO
O termo vinagre, deriva do francês vinagre, quer dizer vinho agre ou azedo. O vinagre é um contaminante indesejável na fabricação de vinhos. É, entretanto, um composto bastante utilizado no preparo de alimentos.
A acidez volátil corresponde ao teor de ácido acético que é o componente mais importante do vinagre.Ele provém da oxidação do álcool do vinho no processo de acetificação. O vinagre para consumo deve ter entre 4% e 6% de ácido acético. A legislação brasileira estabelece em 4% o teor mínimo de ácido acético para vinagre. Em particular a marca BELMONT diz em seu rotulo que o teor de acidez é de 4%, o que percebeu-se ao longo dos experimentos.
O grau alcoólico do vinagre representa o resíduo doprocesso de acetificação. Todo vinagre deve ter um pouco de álcool, caso contrário as bactérias acéticas, na ausência de um substrato alcoólico, podem degradar o ácido acético produzido com prejuízo para o próprio vinagre. A legislação brasileira estabelece em 1,0% v/v o teor alcoólico máximo para o vinagre.
O hidróxido de sódio quando misturado com o vinagre ira reagir formando então sal e água,e a partir desta reação podemos determinar a densidade e a acidez total do vinagre.
C2H4O2 + NaOH  C2HO2Na + H2O

O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel
Reage de forma exotérmica com a água e é produzido poreletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.
NaOH + HCl  NaCl + H2O

O objetivo destas aulas é determinar a densidade do vinagre, determinar a acidez total de uma amostra de vinagre e determinar o teor de hidróxido de sódio na soda cáustica.

2. PARTE EXPERIMENTAL:

Experimento 01) Densidade do Vinagre

Utilizou-se osseguintes instrumentos:
• Balança
• Balão volumétrico de 25,00mL
• Vinagre

Para a realização deste experimento, determinou-se a massa de um balão volumétrico de 25,00mL, limpo e seco, em uma balança semi-analítica. Adicionou-se a amostra de vinagre ao balão volumétrico ate o menisco, determinou-se a massa do balão volumétrico contendo a amostra de vinagre, calculou-se a massa de vinagre ea densidade da solução, em g/mL.

Experimento 02) Acidez total do vinagre

Utilizou-se os seguintes instrumentos:
• Suporte universal e uma garra metálica
• Erlenmeyer de 250mL
• Bureta de 25mL
• Béquer
• Água destilada
• Pipeta volumétrica
• Vinagre
• Indicador: Fenolftaleína
• Hidróxido de Sódio

Na realização deste, lavou-se a Bureta duas vezes com pequenas quantidades desolução de hidróxido de sódio, escoou-se todo o liquido antes da adição do novo volume. Fixou-se a Bureta em um suporte universal, com o auxilio da garra metálica, adicionou-se o NaOH excedendo a marcação, deixou-se escorrer ate que preenchesse a parte inferior e atingisse a marcação correta da parte superior. Transferiu-se com o auxílio da pipeta volumétrica, 2,00mL de vinagre, para o Erlenmeyer,acrescentou-se 50mL de água destilada e três gotas do indicador fenolftaleína.
Colocou-se o Erlenmeyer sob a Bureta e escoou-se a solução titulante (NaOH), gota a gota, ate a mudança de coloração, durante a titulação controlou-se a torneira e agitou-se o Erlenmeyer continuamente.
Leu-se com exatidão o volume de titulante gasto na neutralização, repetiu-se duas vezes o processo (lavando antes...
tracking img