Futuros leitores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUTUROS LEITORES. COMO CONTAGIÁ-LOS?








RESUMO


Para influenciar futuros leitores é preciso primeiramente, se preocupar com a formação do professor, pois o mesmo é modelo para a criança e, portanto deve estar sempre em processo de aprendizagem para adquirir novos conhecimentos e repassá-los, pois se o mesmo não tiver o prazer com o material escrito, será muito difícilcontagiá-los. No início da formação escolar quanto mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida das crianças, maiores as chances de elas gostarem de ler. Outro item importante é o desenvolvimento de um trabalho escolar que articule e integre as diferentes áreas do conhecimento, deixando claro que esta tarefa compete a todos, e não somente ao professor de língua portuguesa, trabalhando destamaneira a interdisciplinaridade, que ajudará muito, pois quanto mais o aluno lê mais ele se envolve com a disciplina e assim buscará novos conhecimentos na área e atingirá o objetivo principal que é o de formar leitores competentes. Comprovando assim, que o processo de ensino aprendizagem da leitura é sem duvida, muito instigante e desafiador, tanto para o aluno como para o professor.

Palavraschave: Defasagem. Desafio. Descoberta.




INTRODUÇÃO


Adquirir a capacidade de ler significa, sobretudo, a condição de compreender um mundo que vai se mostrando cada vez maior e mais surpreendente. São nessas descobertas que alguns alunos apresentam mais dificuldades do que os outros, por isso não basta apenas ter acesso aos materiais; as crianças devem estar envolvidasem práticas a fim de aprender a usá-los, como roda de leitura, contação de histórias, leituras de livros, sistemas de malas de leitura, casinhas, mostras literárias, brincadeiras com livro. A criança lê do seu jeito, muito antes da alfabetização, folheando e olhando figuras, ainda que não decodifique as palavras e frases escritas. Ela aprende observando o gesto de leitura dos outros: professores,pais e outras crianças.
Sabemos que diferentes modalidades de leitura podem ser utilizadas em diferentes situações sobre um mesmo tipo de texto, por exemplo: um mesmo material informativo-científico pode ser lido para se obter uma informação global; para se buscar um dado específico ou para aprofundar um aspecto específico do tema sobre o qual se está escrevendo. Um artigo de jornalpode ser lido em um momento simplesmente por prazer e, em outro, ser utilizado como objeto de reflexão. Também podemos ver a leitura como uma forma de comunicação com alguém.
O interesse pelo tema - A importância da Escola na Formação de leitores – surgiu durante a observação que venho fazendo ao longo de minha carreira, através da qual tenho percebido que a maioria dos alunos ainda nãotem consciência da importância da necessidade da leitura em seu processo de aprendizagem, isto é, na maioria das vezes lêem por obrigação, lêem somente o que lhe é determinado, sem dar à leitura seu valor real, sem perceber a necessidade de ler; ler para buscar informações, conhecimentos, para enriquecer seu vocabulário, para visualizar palavras e perceber sua ortografia. Esse desconhecimentosobre a importância e a necessidade da leitura torna-se um obstáculo no processo de desenvolvimento do aluno, uma vez que ele não a vê como algo prazeroso, não se sente motivado a ler diariamente e espontaneamente, deixando para trás chances de vivenciar ricas experiências de enriquecimento.
Diante disso percebemos que, o domínio instrumental da leitura é necessário para garantir ao alunoautonomia no contato com o texto como fonte de lazer e enriquecimento.
A partir dos seguintes questionamentos: Qual é a necessidade da leitura no ensino – aprendizagem? Por que os alunos não lêem espontaneamente? Qual é a dificuldade dos alunos em ter o hábito de ler? Compreendem a leitura como meio de formação e informação? é que me levou a pesquisar sobre as necessidades e...
tracking img