Dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:
A dengue é uma doença sazonal, ocorrendo principalmente no verão devido à uma maior quantidade de chuvas. Causa febre, dor de cabeça, dores no corpo e náuseas.O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengiva etc), constantes dores abdominais e vômitos podem indicar o tipo de dengue hemorrágica, que senão tratada devidamente pode levar à morte. Existem quatro tipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

CONCLUSÃO:
Não há tratamento específico para a doença, somente medicamentosusados para combater os sintomas. O mosquito é muito resistente à mudanças de temperatura e o ovo sobrevive até 1 ano sem água. Por essas razões e como não existe umavacina, o melhor meio de prevenção é a conscientização.

Áreas mais urbanizadas possuem uma tendência maior da doença, más condições de infraestrutura e saneamento básicopropiciam criadouros devido ao acúmulo de água parada. Atualmente quase o país inteiro sofre com esse mal, tendo a região Centro-Oeste com mais casos e Sul com menos. Existedesde 2002 o Programa Nacional de Controle da dengue (PNCD) para tentar minimizar o impacto que essa doença traz.

Referências bibliográficas:1)http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/tab_taxa_incidencia_dengue_bra_gr_90_09.pdf - Data do último acesso: 04/08/112)http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=33559&janela=1 – Data do último acesso: 05/08/11
3)http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/flash/cartilha_dengue.html - Data do último acesso: 04/08/11
4)http://www.combateadengue.com.br/ - Data do último acesso: 03/08/11
 http://www.ibge.gov.br/hom​e/estatistica/populacao/co​ntagem2007/contagem.pdf - Data do último acesso: 05/08/11
tracking img