Trabalho projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE EXTENSÃO 2011/1

5º SEMESTRE – ESTÁGIO I
Resolução Consepe nº 121/2009

HORTA FAMILIAR

Estudo de realidade territorial

Período de realização: 04 de julho a 05 de agosto 2011

2011/07


VANESSA TORINE DA COSTA RODRIGUES














HORTA FAMILIAR

Trabalho apresentado nadisciplina de Estagio I, Projeto de Extensão, UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular I. do 5º Semestre do Curso Serviço Social - EaD, como requito para avaliação semestral da Prof.ª Adarli















2011/07


ANEXO I

1 – Identificação
a) Nome doestagiário:VanessaTorine da Costa Rodrigues
b) Nome do Espaço Territorial:Chácara Planalto
c) Endereço/BR 163 KM 532 Sinop, MT
d) Nome do supervisor de campo:Daisy
e) Período do Projeto de Extensão:04/07 a 05/08/2011
f) Dias e horários de estágio: Segunda à Sexta – Feira; 07:00h às 13:00h.
g) Dias e horários reservados para a supervisão de campo e para a orientação acadêmica:
2 – Objetivos2.1 – Objetivo Geral:
* Conhecer através da coleta de dados a realidade das pessoas e o espaço físico em que elas vivem e as demandas de intervenção.
* Estabelecer quais instrumentaistécnicos será possível trabalhar naquela comunidade e que os assistentes sociais podem estar utilizando.
* Analisar as questões sociais no campo de estagio.
* Planejar o exercício profissinal.

2.2 –Objetivos Pedagógicos:
3 - Supervisão de campo: Dinâmica processual da supervisão de campo e sua sistematização: (planejamento de dias, horários, se será individual, grupal, deixando claro que as atividades pertinentes ao aluno devem estar exclusivamenteatreladas às ações do serviço social).
4 - Orientação acadêmica Dinâmica processual da orientação acadêmica e sua sistematização: (planejamentode dias, horários, se será individual, grupal, deixando claro que as atividades pertinentes ao aluno devem estar exclusivamente atreladas às ações do serviço social).
5 – Avaliação O supervisor de campo deve informar a forma como pretende acompanhar o aluno no campo de estágio.

____________________,_____/_____/___.

________________ __________________ _______________________Estagiário Supervisor de Campo Orientador Acadêmico

ANEXO II

Relatório de estágio I - Estudo da realidade territorial

Orientações

O Relatório de estágio I – Estudo da realidade territorial é um elemento importante para o desenvolvimento do trabalho social. Podemos caracterizá-lo como conhecimento da realidade, que envolve a informação, o levantamento de dados eo posicionamento dos envolvidos. É a principal ferramenta para delinear um retrato do território, da dinâmica social e das famílias que nele vivem. Desta forma, essa leitura de realidade deve partir não apenas de dados estatísticos e informações objetivas do território, mas, também devem ser consideradas as dinâmicas sociais, os conflitos e disputas, a cultura local, e, especialmente o pensam,sentem e propõem os sujeitos que nele vivem.

Para elaborar o Estudo da realidade das famílias e do território, procede-se ao levantamento de dados das famílias para conhecer o perfil social, econômico, cultural e organizativo das famílias, bem como conhecer suas necessidades e demandas da população é o ponto de partida e o alicerce do trabalho social.

Esselevantamento de dados implica no estabelecimento de uma relação de confiança com as famílias residentes no território, que abrem as portas de seus lares, confidencia particularidadesde suas vidas, que devem ser respeitadas em seu direito a privacidade. Importa lembrar que o sigilo das informações sobre as famílias é um direito social que está expresso no Código de ética do assistente Social....
tracking img