A moreninha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Chegava o dia de Sant ana e Filipe convidou seus amigos Leopoldo, Fabrício e Augusto para irem à ilha de Paquetá, na casa da sua avó D. Ana. Conversando, os estudantes de medicina, falavam sobre a inconstante de Augusto em seus romances e então , fizeram uma aposta. Filipe apostou com Augusto que indo para a ilha ele ficaria apaixonado por uma das moças de lá e que se ele se mantivesse apaixonadoquinze dias por uma só moça ele escreveria um romance contando como foi, caso contrário Filipe escreveria um romance contando sua derrota.

Quando estava próximo do dia de irem para ilha, Fabrício escreveu uma carta pedindo a ajuda de Augusto, Porque seu namoro com D. Joana não estava bem. Ele agia de forma clássica em seus romances, mas por Augusto ter falado ele resolveu agir de formaromântica e assim se envolveu com a prima, de Filipe, D. Joana, e a moça, não deixava ele em paz com exigências. Queria que Augusto o ajudasse a se livrar da moça.
Chegaram à ilha, Augusto foi interceptado por uma senhora que lhe tomou numerosas horas com narrações maçantes, quando finalmente se viu livre de tal senhora foi falar com D. Carolina, irmã de Filipe, mas Fabrício o chamou para umaconversa. Pediu-lhe a resposta da carta, mas Augusto tinha perdido a paciência com a senhora muito chata e, além disso, não teve oportunidade de ficar com D.Carolina; recusou a ajuda.

Fabrício, então para se vingar de augusto por ter recusado, falou na mesa de jantar as inconstâncias nos amores de Augusto, ele se defendeu alegando que não podia se prender e amar uma só senhora, pois enquanto uma tinhaum sorriso cativante outra tinha um lindo colo e assim justiçava pela beleza do sexo oposto. Depois do jantar todas as senhoras, com medo do menino,deixaram ele sozinho. Por fim D.Ana lhe deu o braço e foram passear.

Caminharam até chegar a uma gruta e lá foi perguntado sobre sua inconstância, então falou por que agia assim. Quando tinha treze anos, encontrou-se na praia com uma meninatravessa que devia ter oito anos, os dois se tornaram grandes amigos e decidiram se casar, passaram a tratar um ao outro como “meu esposo” e “minha mulher”. Então não se importaram com nomes, continuaram a brincar quando chegou um menino chorando até eles.
O pai do menino estava morrendo, correram os três até uma cabana, Augusto e sua “mulher” encontraram um velho quase morrendo, sua mulher e osfilhos, deram todo dinheiro que tinham para a família, o velho então os abençoou e sabendo do desejo que tinham de se casarem, pediu a eles um objeto de valor. Augusto entregou um camafeu de ouro e a menina um botão de esmeralda. O velho entregou o camafeu de ouro para a menina e o botão de esmeralda para o menino, dessa forma no futuro se reconheceriam e se casariam. Então os dois foram embora, amenina foi encontrar os pais e nunca mais se viram.

Não amou nunca mais, até que quando o perguntaram iniciou seus namoros, primeiro namorou uma moça morena que depois de jurar gratidão e ternura casou com um velho de sessenta anos. Depois amou uma corada que em um baile ouviu ela dizer a outro que ele era um pobre rapaz com quem se divertia, em terceiro amou uma moça pálida que debochava delee do primo ao mesmo tempo, então jurou não amar nem um desses três tipos de moça, mas então percebeu que assim não podia amar nem a sua “mulher” então depois de uma canção iniciou sua inconstância.

A cada ponto dessa conversa ouvia alguém correndo na porta da gruta, mas quando ia lá só via a sapeca D. Carolina, distante a se divertir. Explicando-se foi até uma fonte ao fundo da gruta e bebeuágua em um copo que ficava ali justamente pra isso. Após beber D.Ana contou-lhe sobre a lenda daquela fonte que era na verdade as lágrimas de uma virgem que muito chorou em cima do rochedo da gruta por não ser correspondida pelo mancebo que todos os dias visitava àquela ilha, as gotas de suas lágrimas penetraram o rochedo e caíram sobre o mancebo que acabou apaixonando pela virgem. E ali ficara...
tracking img