A moreninha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O estudo realizado tem como objetivo o conhecimento da literatura como fonte de informação cultural, mostrando as características existentes nos romances. Considerado o primeiro romance romântico brasileiro, A Moreninha, obra de Joaquim Manuel de Macedo, segue a tendência do romance-folhetim, alcançando grande repercussão por apresentar as condições necessárias para satisfazer ogosto do leitor da época: o namoro difícil ou impossível, a dúvida entre o desejo e o dever, a revelação surpreendente de uma identidade, as brincadeiras de estudantes e uma linguagem mais inclinada para o tom cotidiano. Além disso, é possível visualizar o indiscutível valor documental na reconstituição da sociedade do Rio de Janeiro.

1. Breve biografia do autor
Joaquim Manuel de Macedo(1820-1882) nasceu em Itaboraí, Rio de Janeiro. É considerado um dos iniciadores do romance brasileiro. Formado em medicina, não exerceu a profissão, dedicando-se ao magistério, à política e às letras. No plano literário, explorou todos os gêneros, mas foi como romancista que se notabilizou. Seus romances são singelas historias de amor, eivadas de sentimentalismo, de lances românticos, de um lado e deoutro documentários da paisagem natural e social. As principais obras que escreveu foram:
* A moreninha (1844);
* O moço loiro (1845);
* Os dois amores (1848);
* Rosa (1849);
* Vicentina (1853);
* O forasteiro (1855);
* Os romances da semana (1861);
* Rio do Quarto (1869);
* A luneta mágica (1869);
* As Vítimas-algozes (1869);
* As mulheresde mantilha (1870-1871).

2. Enredo
O romance “A Moreninha” narra à história de um grupo de amigos estudantes – Augusto, Fabrício e Leopoldo. O dia de Sant'Ana se aproximava e o estudante de medicina, Filipe, convidou seus colegas: Leopoldo, Fabrício e Augusto para a comemoração na ilha, onde mora sua avó, D.Ana, de 60 anos. Os alegres estudantes aceitaram o convite com entusiasmo, excetoAugusto. Filipe, para atraí-lo à ilha, contou sobre o baile de domingo, em que estariam presentes suas primas: Joana, de 17 anos, Joaquina, de 16 e sua irmã, D.Carolina, uma moreninha de 15. Augusto acabou concordando, mas lembrou sobre sua inconstância no amor, dizendo jamais se ocupar de uma mesma moça durante 15 dias. Os rapazes apostaram que o amigo ficaria apaixonado durante 15 dias por umaúnica mulher. Se isso ocorresse, teria de escrever um romance, caso contrário, Filipe o escreveria, narrando a inconstância.
Antes da partida, Fabrício enviou uma carta a Augusto, pedindo-lhe ajuda para se livrar da namorada, a prima feia e pálida de Filipe, Joana. Durante a estadia, Augusto devia persegui-la e, Fabrício, fingindo ciúmes, terminaria o romance. Ao se encontrarem na ilha, o coleganegou o auxílio e, à hora do jantar, Fabrício tornou pública a inconstância amorosa do amigo, como forma de vingança. Mais tarde, Augusto conta a D.Ana que seu coração já tinha dono. Era uma menina que, por acaso, encontrou aos 13 anos, numa praia. Nesse dia, auxiliaram a família de um pobre homem prestes a morrer que lhes deu um breve como sinal de eterno amor; o da menina continha o camafeu deAugusto e o dele o botão de esmeralda da garota. O rapaz não a conhecia e, como não sabia seu nome, passou a chamá-la por minha mulher. Enquanto narrava essa história, pressentiu que alguém estava escutando. Enxergou à distância a irmã de Filipe, um sucesso entre os rapazes, em especial, Fabrício, apaixonado pelos gestos e traquinagens da doce Moreninha. Chegou a hora das despedidas e Augusto nãoconseguia pensar em outra coisa senão em D.Carolina. Recordava-se da meiguice da menina. Augusto voltou no domingo, acertando novo encontro para o próximo final de semana. A Moreninha correspondia a todos os chamegos, ansiando pela volta. Contudo o pai do rapaz, ao visitá-lo, resolveu impedir o retorno de Augusto à ilha, pois queria vê-lo estudando, trancado no quarto. Augusto ficou tão abatido...
tracking img